Código ONU dos produtos perigosos: Você sabe o que é?

Para que um veículo realize o transporte correto de resíduos, dentro das leis ambientais, é necessário que ele siga uma série de especificações, regras e padronizações para identificação de produtos, de acordo com as legislações vigentes.  

No caso do transporte de resíduos considerados perigosos, torna-se necessária a presença de um código específico, inscrito no painel de segurança do veículo. Essa identificação é mais conhecida como “número ONU” e é essencial para um transporte seguro de resíduos perigosos. 

Veja a seguir o que é o código ONU e qual sua importância para o processo de transporte de resíduos. 

 

 

  • O que é o código ONU? 

 

O código ONU baseia-se em uma numeração de quatro dígitos que visa diferenciar e indicar os produtos químicos, formando assim a institucionalização de um padrão usado em todo mundo para caracterizar produtos perigosos. 

Esse número é atribuído por meio de um comitê das Nações Unidas, conhecido como Comitê de Peritos no Transporte de Mercadorias Perigosas. Esse conselho emite o documento “Recomendações sobre o Transporte de Mercadorias Perigosas”, ou “Orange Book”, que destrincha em detalhes a questão da numeração da ONU para transporte desses produtos. 

A numeração da ONU, em outras palavras, é uma espécie de RG de um produto perigoso. Por via de regra, essa numeração deve ficar na parte de baixo do painel laranja (ou painel de segurança, como veremos a seguir). 

O painel de segurança 

 

O painel de segurança é uma placa retangular de 40 cm x 30 cm com coloração laranja e preta (nas bordas). No painel, temos a inscrição de inscrições que trazem dois números: o número de risco e o código ONU. 

No número de risco, constam dois algarismos na parte superior do painel. O primeiro algarismo representa o risco primário do produto, enquanto o segundo, o risco subsidiário. Quando ocorre a repetição de algum número, significa o aumento da intensidade do risco em questão. Por fim, abaixo do número de risco, temos o código ONU propriamente dito. 

Segundo a lei, o painel de segurança deve ficar em quatro lugares diferentes no veículo que transporta a mercadoria: nas duas laterais, na traseira e na dianteira. O objetivo é deixar a numeração o mais visível possível. 

 

Qual o uso do código ONU? 

 

 

O principal foco dos códigos da ONU é auxiliar na regulamentação dos modos de transporte de produtos químicos, oferecendo para as equipes responsáveis dados que podem ser de extrema importância em casos de acidentes, por exemplo.

Além desse fator, o código ONU também pode ser utilizado com o intuito de identificar quaisquer irregularidades ou incompatibilidades no armazenamento dos produtos. 

O número ONU é um grande método de identificação e classificação para o transporte desses produtos, sendo utilizado inclusive pela Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) com essa finalidade.  

O código ONU mostra-se como uma efetiva e importante ferramenta para a preservação do meio ambiente. Por meio dessa numeração, diversos acidentes que poderiam ser nocivos tanto para a saúde pública quanto para a natureza podem ser detectados e evitados a tempo. 

E como está a gestão de resíduos de sua empresa? Precisa de um auxílio profissional e especializado? Entre em contato com a Pró-Ambiental. Temos 15 anos de atuação no ramo e estamos prontos para ajudar! 

 

COMPARTILHE ESTE ARTIGO

Matérias Relacionados

Para quem trabalha na área de transporte de resíduos, tirar a licença para transporte de resíduo

Exigido pelos órgãos ambientais brasileiros com o principal intuito de proteger o meio ambiente e

Junte-se ao grupo exclusivo de conteúdos

e receba informações com prioridade!

hhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh