Como funciona a incineração de resíduos?

A grande quantidade de resíduos produzidas atualmente no Brasil tem se tornado um grande problema. Tanto a população, quanto  indústrias e empresas de diferentes segmentos são os responsáveis pela geração de resíduos que, muitas vezes, não tem um descarte adequado, podendo gerar problemas para a saúde humana e para o meio ambiente.  Existem vários modos de fazer o tratamento adequado dos resíduos, de acordo com seu tipo e classificação. Uma das principais alternativas para estes casos pode ser a incineração.

A incineração é um método eficaz e recomendado para a eliminação definitiva de diferentes tipos de produtos. A prática evita com que os resíduos sejam descartados diretamente no meio ambiente e assim anulando possíveis contaminações, principalmente para os solos e o lençol freático.

Um fato relevante é que antes da primeira guerra mundial a geração de resíduos, se comparada aos dias atuais, ainda era pequena e a legislação de controle não era tão rigorosa. Após a revolução industrial e, principalmente após a segunda guerra, a geração de resíduos passou a ser uma preocupação para a sociedade. Já não era mais viável a disposição direta nos solos e a queima em sistemas considerados abertos.

 

A incineração como alternativa

Em todo o processo de tratamento de resíduos o objetivo final é sempre reduzir ao máximo a periculosidade do mesmo, isto se não for possível eliminá-lo. A prática da incineração vai depender do tipo químico, físico e biológico do resíduo.

A incineração é considerada o final do ciclo de um resíduo e pode ser utilizada para a destruição de produtos líquidos e sólidos. Os materiais tóxicos e perigosos também podem ser incinerados. Todavia a empresa responsável pelo processo deve dispor de instalações adequadas com equipamentos de controle, principalmente relacionado e emissão de gases tóxicos.

 

Classificação

Os tipos de resíduos que podem ser incinerados dividem-se em dois grandes grupos: 

GRUPO 1 – Orgânicos, contendo basicamente carbono, hidrogênio e oxigênio que são convertidos em CO2 e água.

GRUPO 2 – Orgânicos contendo elementos metálicos (chumbo, sódio, etc) ou não metálicos (cloro, nitrogênio, fósforo, enxofre, etc), que são removidos adequadamente dos gases de combustão.

 

As características dos resíduos e seu comportamento durante a combustão determinam como eles devem ser misturados, estocados e introduzidos na zona de queima.  A incineração emprega a composição por meio de processos químicos como a oxidação à alta temperatura, visando destruir a fração orgânica e minimizar o volume.

Alguns líquidos com baixo ponto de fulgor, serão facilmente destruídos, enquanto que outros, incapazes de manter a combustão, deverão ser introduzidos através de uma corrente de gás quente.

A Pró-Ambiental é pioneira na América Latina no serviço de incineração. Com o uso de tecnologia Alemã, otimiza as relações de combustão, realizando um balanço ideal entre combustível, comburente e temperatura, para eliminar o máximo a emissão de gases nocivos e sustentar a autocombustão.

Precisa de uma empresa responsável para realizar a incineração de resíduos? Fale agora mesmo com a Pró-Ambiental!

COMPARTILHE ESTE ARTIGO

Matérias Relacionados

O mundo está em constante desenvolvimento, setores industriais, tecnológicos, hospitalares, comerciais e urbanos movimentam a economia e a geopolítica por meio de processos que auxiliam o contínuo ciclo de progressão global. Embora o progresso e os avanços realizados sejam um bom sinal, devemos estar atentos com a geração de resíduos produzidos todos os dias. De […]

A incineração é uma das formas mais eficientes de destinar resíduos, especialmente os caracterizados como perigosos. Respeitando as leis ambientais e todos os protocolos de segurança, a queima de resíduos pode ser totalmente benéfica para o meio ambiente, além de produzir energia.  De acordo com dados da Agência Brasil, em 2018 o Brasil gerou cerca […]

A incineração é considerada um método muito eficiente para a destinação dos resíduos produzidos por uma empresa. Como uma prática sustentável, a incineração de fato possui diversos pontos positivos.  Entretanto, é válido frisar que deve-se contratar especialistas para a prática manter tal efetividade. Os níveis de emissões atmosféricas legalizados pela norma cobram 0,0000098, já os índices […]

Especialmente nos anos em que vivemos, pensar em um futuro mais sustentável é de uma importância enorme. Dentro do ramo dos negócios, se certificar de que sua empresa está seguindo uma cartilha de ações benéficas para a natureza, torna-se uma obrigação.  No entanto, para essa tarefa ser realizada com êxito e sem maiores percalços, a […]

A Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária dispõe de regulamentos Técnicos a fim de orientar as empresas no gerenciamento de resíduos de serviços de saúde, tanto saúde animal, quanto humana, englobando manipulação, transporte e descarte dos resíduos. A Resolução RDC nº 33/03 tem como objetivo evitar danos ao meio ambiente e prevenir acidentes que […]

Junte-se ao grupo exclusivo de conteúdos

e receba informações com prioridade!

hhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh