Como realizar um tratamento eficiente de resíduos de laboratório?

Manter uma gestão de resíduos químicos eficiente e segura é essencial para todos os laboratórios. Por conter uma infinidade de substâncias extremamente diferentes e que podem apresentar reações perigosas, o ambiente laboratorial necessita de um cuidado amplamente redobrado com o descarte residual produzido diariamente. 

Para evitar problemas maiores, deve ser instaurada uma rotina correta de segregação, acondicionamento e destinação desses elementos. 

Pensando nisso, listamos nesse artigo dicas essenciais para você entender a importância de um tratamento seguro de resíduos em laboratórios.

 O que são resíduos de laboratórios?

Em suma, os resíduos de laboratório são provenientes de uma mistura de substâncias químicas que podem ser danosas tanto para os organismos vivos quanto para o meio ambiente em geral. 

O descarte realizado de maneira errada e irresponsável pelo laboratório pode trazer impactos perigosos e até mesmo irreversíveis para quem tiver contato direto com as substâncias.

Por toda essa questão da periculosidade dos resíduos de laboratório, é essencial que seja realizado um processo de destinação responsável e sério.

Segregação

O primeiro passo do processo de destinação de resíduos é separar devidamente cada substância de modo que não se misturem ou confundam umas com as outras.

 Para realizar essa segregação, deve ser levado em consideração alguns fatores específicos como as propriedades físicas, biológicas e químicas de cada substância. Todas devem se manter separadas. 

 Além das propriedades, outras características vide o estado físico (resíduos sólidos e líquidos não podem se manter juntos) e possíveis futuras utilizações também precisam ser observadas. 

 Acondicionamento dos resíduos

Nessa etapa, os resíduos de laboratório que já passaram pela fase de segregação devem ser mantidos e acondicionados em recipientes compatíveis quimicamente com a substância em questão. 

Esses recipientes precisam ser muito bem tapados e contar com a descrição de cada substância que está acondicionando, além de inscrições “resíduo perigoso“ no rótulo. 

Ademais, é de suma importância também se atentar no local em que os recipientes serão guardados. Priorize sempre os locais mais altos e que não sejam suscetíveis a eventuais e indesejados acidentes como quedas, por exemplo.

Destinação final

Após as duas fases iniciais do tratamento, a de segregação e acondicionamento, o processo de destinação final já pode acontecer de maneira mais segura. 

Existem algumas substâncias que podem ser reaproveitadas de outras maneiras e recuperadas para usos diferentes. 

No entanto, na grande parte dos casos, por serem resíduos que contém substâncias químicas e representam perigo, eles devem ser enviados para um aterro licenciado.

 Nesse presente cenário, a melhor atitude a se fazer é recorrer a uma empresa especializada e que possua uma expertise de atuação na área de resíduos e destinação. Dessa forma, o trabalho será realizado de uma forma profissional por quem sabe exatamente o que está fazendo.

A Pró-Ambiental tem todos os atributos necessários para realizar esse processo com você de maneira segura e sem danos ao meio ambiente.

Temos 15 anos de trabalho de qualidade e excelência no mercado, sendo uma referência na área de tratamento, transporte e destinação final de resíduos.

 

COMPARTILHE ESTE ARTIGO

Matérias Relacionados

Para toda empresa que realiza algum tipo de atividade (principal ou secundária) citada no Anexo I d

Considerada como uma das mais completas e avançadas do mundo, a legislação ambiental brasileira v

A sustentabilidade no mundo empresarial é um tópico que vem crescendo cada dia mais. Uma empresa a

A pandemia do COVID-19 marcou de forma muito significativa e delicada o ano de 2020. Basicamente tod

Você sabe o que é o CDF (Certificado de Destinação Final de Resíduos)? Especialmente se sua emp

Se a sua empresa trabalha com alguma atividade que envolva resíduos perigosos, é essencial que voc

Se a sua empresa, durante o dia a dia de trabalho, produz algum tipo de resíduo, saiba que muito pr

Classificar e caracterizar resíduos, apesar de soarem como termos parecidos, são duas fases bem di

Processo de grande importância para a preservação do meio ambiente, a reciclagem figura entre um

A pandemia do Coronavírus trouxe para o mundo uma série de mudanças no cotidiano das pessoas. E u

Junte-se ao grupo exclusivo de conteúdos

e receba informações com prioridade!

hhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh