Conheça 3 tipos de resíduos perigosos

Você sabe o que são resíduos perigosos? Sabe como realizar o descarte consciente e correto desses resíduos? Diariamente, em indústrias e até dentro da sua própria casa, são geradas toneladas de diferentes resíduos.

Quem não se lembra do caso Césio-137? Para recordar, no ano de 1987 um grupo de catadores na cidade de Goiânia -GO foram contaminados por um aparelho utilizado no tratamento de câncer que não teve o descarte realizado de forma correta. De acordo com a Associação de Vítimas do Césio-137, o número de mortes causadas pela substância chegou a 80 e mais de 112 mil pessoas foram monitoradas.

Este caso relata o perigo eminente do descarte inadequado de resíduos representa, tanto para a saúde humana, quanto para o meio ambiente. Restos de tinta, material hospitalar, lâmpadas fluorescentes e pilhas, além de toda “sobra” da produção industrial, se encaixam na categoria.

Qualquer tipo de resíduo necessita de tratamento especial e de uma gestão adequada. Também devem ser armazenados separadamente e transportados de forma correta para receber uma destinação apropriada.

Conheça a seguir a classificação de alguns resíduos considerados perigosos.

Resíduos hospitalares

A legislação definida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) considera como resíduos hospitalares todos os tipos de produtos descartados em farmácias, hospitais, clínicas, postos de saúde, laboratórios de análises e outros estabelecimentos que produzem material contendo secreções ou restos cirúrgicos de animais ou humanos.

Segundo a resolução do CONAMA, esses resíduos podem ser subdivididos em três grandes grupos:

Classe A – resíduos infectantes – vacinas vencidas, materiais com sangue, tecidos humanos e animais, órgãos humanos e animais, animais contaminados, fluidos orgânicos, secreções e matéria orgânica humana em geral.

Classe B – resíduos especiais – materiais contaminantes, restos de remédios, resíduos químicos e radioativos em geral

Classe C – resíduo comum – Material de escritório, jardinagem, conservação e materiais comuns às demais organizações

 

Resíduos químicos

São considerados resíduos químicos todos aqueles que apresentam riscos potenciais de acidentes que estão ligados diretamente à sua propriedade específica. São compostos por resíduos orgânicos ou inorgânicos tóxicos, corrosivos, inflamáveis, explosivos e teratogênicos.

Para que aconteça o descarte adequado deste tipo de material é necessário observar o grau de toxidade e do procedimento de não mistura de resíduos de diferentes naturezas e composições.

 

Resíduos industriais

Este tipo de resíduo é o que mais aciona as questões socioambientais. Por isso é extremamente importante fazer o manejo adequado de acordo com suas propriedades. A NBR-10.004 da ABNT  caracteriza e classifica os resíduos sólidos industriais, que devem ser segregados, tratados e/ou destinados adequadamente de acordo com suas propriedades.

Vale lembrar que toda a empresa é responsável pela preocupação com o descarte correto dos seus resíduos industriais. Zelar pelo meio ambiente e pela saúde pública são questões totalmente relevantes. Caso o descarte não aconteça de forma adequada a empresa responsável poderá sofrer punições que afetarão diretamente o funcionamento da organização.

Gostou? Ainda tem alguma dúvida sobre o descarte adequado de resíduos perigosos?

Entre em contato com a gente pelo e-mail proambiental@proambientaltecnologia.com.br ou pelos telefones (35) 3826-9038 / 3826-9048 / 9 9127-0383.

COMPARTILHE ESTE ARTIGO

Matérias Relacionados

O tratamento de resíduos é uma etapa de grande importância para toda empresa que deseja adotar em seu dia a dia práticas mais sustentáveis e benéficas para o meio ambiente. Especialmente no cenário atual, as companhias que trazem pautas ecológicas para o cotidiano de trabalho conquistam uma imagem positiva dentro do mercado.  Considerando esse fator, […]

  A instauração de novos pequenos hábitos sustentáveis durante o dia a dia da sua empresa pode ser determinante para a preservação do meio ambiente, impactando diretamente tanto na imagem da sua companhia quanto, principalmente, na preservação da natureza.   O processo de logística reversa é uma forma muito eficiente de manter o compromisso com […]

Tem uma micro, pequena, média ou grande empresa e não sabe o que fazer com a quantidade de resíduos gerados? A Pró-Ambiental já atua há mais de 15 anos no mercado e oferece, com excelência, serviços de coleta, transporte, tratamento e destinação final de resíduos industriais. Todos os trabalhos prestados pela organização, são desenvolvidos com […]

O Brasil é um dos países que mais produzem e consomem carne no mundo. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2017, o país possuía cerca de 215 milhões de cabeças de gado, sendo o maior exportador (cerca de 1,9 milhões de toneladas ano) e também um dos maiores consumidores. De acordo […]

Junte-se ao grupo exclusivo de conteúdos

e receba informações com prioridade!

hhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh