Cuidados no tratamento de lâmpadas queimadas ou quebradas

Qual casa ou estabelecimento nos dias de hoje não utilizam lâmpadas? Ou melhor, já pensou como seria a sua vida no escuro? As lâmpadas são essenciais para a realização de atividades diárias, principalmente durante o período da noite.

De acordo com uma pesquisa divulgada pelo jornal Estadão, o Brasil consome cerca de 200 milhões de lâmpadas fluorescentes por ano. São mais de 544 milhões de dólares movimentados anualmente com este comércio que sempre está aquecido. Muitas vezes, o que as pessoas e as organizações não pensam são nas formas de descarte correto deste produto.

Somente 6% do total de lâmpadas consumidas anualmente no Brasil tem uma destinação adequada. Uma informação importante é que as lâmpadas, se quando queimadas ou quebradas, forem descartadas em local inapropriado é capaz de emitir substâncias prejudiciais tanto para o meio ambiente quanto para o ser humano.

Uma das substâncias perigosas presentes nas lâmpadas é o mercúrio, principalmente nas consideradas fluorescentes compactas. Ao ser quebrada, o mercúrio presente na lâmpada evapora e aloja-se nos pulmões em questão de segundos. Este mercúrio pode ser tóxico para o Cérebro, sistema Nervoso, fígado, rins e até para o coração. Levando à intoxicação e ao aparecimento de doenças extremamente graves.

Como descartar corretamente as lâmpadas?

Vidro, plástico, cerâmica, alumínio e mercúrio, são algumas das substâncias presentes nas lâmpadas. Por isso elas se encaixam como Resíduos sólidos com um grande grau de periculosidade. O material pesado e tóxico presente no produto pode contaminar os solos, as nascentes, as plantas e os animais, além de oferecer grande risco para a vida humana.

As lâmpadas, depois de queimadas ou quebradas podem ser encaminhadas aos próprios centros de comercialização, com o intuito de que sempre realizam um tratamento adequado. É necessário que o usuário acondicione bem a lâmpada para que a revendedora consiga realizar o recolhimento do material.

Processos realizados em locais especializados são responsáveis por retirar o mercúrio das lâmpadas fluorescentes, assim elimina-se a possibilidade de contaminações ambientais e intoxicações. Até por isso, o descarte deve ser bem feito, procurando quais os lugares certos, isolando o material em caso de quebra e avisando sobre o conteúdo entregue. Os fabricantes ou as lojas que revendem as lâmpadas devem possuir postos para a coleta e o descarte correto das lâmpadas.

Entre em contato com a Pró Ambiental e veja como podemos ajudar a sua empresa a se tornar mais sustentável. Clique aqui e nos mande uma mensagem. 

 

COMPARTILHE ESTE ARTIGO

Matérias Relacionados

Realizar a destinação adequada de resíduos gerados pela sua empresa é uma ação muito importante que preserva o meio ambiente e protege a sociedade. Por essa razão, é necessário que as empresas façam uma classificação que se encaixe nos termos conforme a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e o tipo de resíduos que será […]

As lâmpadas são objetos classificados como recicláveis, devido a conjunção de elementos como vidro, plástico e metal. No entanto, as lâmpadas jamais devem ser descartadas como lixo doméstico, ainda mais se for uma lâmpada caracterizada como fluorescente. De acordo com o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, o material presente em uma lâmpada fluorescente é […]

A lâmpada de LED ou fluorescente substituiu as lâmpadas incandescentes pela sua eficiência energética, potência e tempo de vida. Porém, no dia a dia, é preciso ter cuidado com seu manuseio, devido às substâncias químicas que fazem parte da sua composição  e, principalmente, o cuidado no manuseio caso a lâmpada se quebre, tanto em relação ao […]

As lâmpadas de LED ou fluorescentes fazem parte do cotidiano das pessoas e substituíram a grande maioria das lâmpadas incandescentes presentes nas casas e estabelecimentos comerciais. O motivo é fácil: as lâmpadas fluorescentes são cerca de 95% mais econômicas que as comuns. E isso é ótimo!  Mas você sabe quais os riscos que as lâmpadas […]

Junte-se ao grupo exclusivo de conteúdos

e receba informações com prioridade!

hhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh