Quais as diferenças entre lixo, resíduo e rejeito?

As definições de “lixo”, “resíduos” e “rejeitos” são muitas vezes determinadas como sinônimas. No entanto, essa concepção está equivocada. Apesar de possuírem semelhanças em alguns aspectos, cada termo conta com suas características próprias e particularidades que devem ser compreendidas. 

Entender as diferenças entre as três palavras é essencial para uma destinação correta dos resíduos, além de ser uma forma de ganhar dinheiro, visto que existem inúmeros compradores e fornecedores no mercado que podem estar precisando do seu coproduto. 

Para te ajudar a diferenciar os três termos, escrevemos esse artigo pontuando as principais características do lixo, do resíduo e do rejeito.

O que é lixo?

Seguindo a definição do dicionário, a palavra “lixo” consiste teoricamente em tudo aquilo que não possui mais nenhum tipo de utilidade e pode ser descartado. Algo que perdeu valor.

Mesmo sendo o termo mais popular e recorrente das três no dia a dia, no meio técnico e especializado muito se evita o uso da palavra.

 Isso porque com as evoluções tecnológicas e com as avançadas técnicas de reciclagem que temos atualmente, é muito difícil um material se tornar totalmente inutilizável e descartável de modo que não possa ser reaproveitado de nenhuma maneira. 

O que é resíduo?

O resíduo consiste em um material que, mesmo após ter sido descartado por alguém, ainda pode ser reciclado ou reaproveitado de maneira que se transforme em uma nova matéria-prima que tenha utilidade. 

Dessa forma, os resíduos podem ser reciclados e utilizados para diversas outras funções e finalidades

 No entanto, para o processo de reciclagem ocorrer da melhor forma possível, é importante que você conheça os tipos mais comuns de resíduos sólidos produzidos, que são:

– Resíduos urbanos: papel, plástico, metal, vidro, matéria orgânica, etc. 

– Resíduos da construção civil: produzidos em construções, obras e demolições.

-Resíduos industriais: provenientes de processos industriais, vide fabricação de peças, usinagem, etc.

– Resíduos hospitalares: produzidos em hospitais, clínicas de odontologia e veterinárias.

E para o descarte dos resíduos ser realizado da forma correta, separe-os conforme suas classificações e entre em contato com uma empresa especializada em destinação de resíduos para realizar o serviço. 

O que é rejeito?

Por fim, o rejeito representa a fase em que o material descartado tornou-se de fato totalmente obsoleto, descartável e não utilizável para nenhuma função.

Em suma, o rejeito é uma forma específica de resíduo que, por ter sido reutilizada tantas vezes, já foi inteiramente esgotada e não pode mais ser aproveitada ou reciclada. 

 Nesse caso, os rejeitos possuem como única alternativa possível a sua destinação para aterros sanitários licenciados ou até mesmo a incineração. 

Apesar de constantemente confundidos, você viu que existem boas diferenças entre o lixo, o resíduo e o rejeito.  Ao compreender os pontos que diferem um de outro, a gestão de resíduos realizada pela sua empresa será realizada de forma muito mais rápida e fácil.

E precisando de serviços de coleta, transporte, valorização e destinação final de resíduos, lembre-se que pode contar com a Pró-Ambiental. Afinal, são 15 anos de relevância e experiência no mercado, buscando sempre realizar um trabalho de excelência para nossos clientes.

COMPARTILHE ESTE ARTIGO

Matérias Relacionados

A incineração é considerada um método muito eficiente para a destinação dos resíduos produzid

A incineração de resíduos é uma prática extremamente sustentável e que traz uma série de bene

Você sabe diferenciar resíduos sólidos e líquidos? Afluentes e efluentes? Apesar dessas definiç

Classificados pela lei 12.305/2010 Art.3 da Política Nacional de Resíduos Sólidos como parte do g

Presentes ativamente no nosso dia a dia por meio de baterias, pilhas, remédios vencidos, pneus, car

Manter uma gestão de resíduos químicos eficiente e segura é essencial para todos os laboratório

Especialmente nos anos em que vivemos, pensar em um futuro mais sustentável é de uma importância

Antes de começarmos uma reforma, muitas vezes pensamos apenas nas fases iniciais do processo. Dessa

Diariamente, uma enorme quantidade de resíduos dos mais diversos tipos é produzida pelas indústri

Para onde vão os resíduos que são produzidos? No mundo são mais de sete milhões de seres humano

Junte-se ao grupo exclusivo de conteúdos

e receba informações com prioridade!

Top

hhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh