Quais serão as tendências de sustentabilidade empresarial em 2021?

A pandemia do COVID-19 marcou de forma muito significativa e delicada o ano de 2020. Basicamente todas as áreas da sociedade foram afetadas tanto pela doença em si quanto pelos resultados do isolamento social.

E justamente pelas complicações que o ano de 2020 trouxe, a sustentabilidade nas empresas deverá passar por certas reformulações no próximo ano visando tirar o atraso trazido pelo Coronavírus. 

Nesse artigo, te explicaremos as tendências da sustentabilidade empresarial no ano de 2021. 

 

 

  • Sustentabilidade empresarial após a pandemia: como ficará? 

 

 

A sustentabilidade empresarial é uma noção que ganhou grande projeção a partir do momento que os clientes passaram a exigir responsabilidade ambiental das empresas em suas atividades. 

 

Consequentemente, por todas as mudanças que a pandemia trouxe para as empresas, três pilares ambientais passaram a ser incorporados pelas corporações em suas atividades: o social, o ambiental e o econômico. 

 

Nesse cenário, a saúde e o bem estar dos colaboradores passaram a ser tópicos ainda mais prezados. Tendência esta que certamente perdurará no ano de 2021. A solidariedade e preocupação com o social devem estar mais em voga que nunca nos negócios. 

 

Ademais, certamente os investidores e consumidores olharão com mais cuidado para as empresas no ano de 2021. Fatores como a forma que elas lidam com a pandemia e se os valores sustentáveis efetivamente foram colocados em prática serão levados em consideração. 

 

 

  • Quais serão as mudanças na sustentabilidade empresarial em 2021? 

 

 

Impulsionadas pela pandemia, inúmeras mudanças comportamentais ocorreram e continuarão ocorrendo dentro das empresas no ano de 2021. Essas mudanças tornaram possível o surgimento de novas formas de negócio mais sustentáveis. 

 

Talvez a mais significativa dessas mudanças resultantes da pandemia tenha sido o exponencial crescimento do Home Office. Muitas corporações aderiram o trabalho remoto em suas atividades durante os meses de quarentena. E pelo que tudo indica, essa prática não passará tão cedo. A Petrobrás, por exemplo, anunciou que deve manter 10 mil trabalhadores em Home Office após a pandemia. 

 

E a adoção do trabalho em casa resulta em benefícios para o meio ambiente. A economia de água, luz e outros recursos necessários para manter as instalações é um grande exemplo de como a pandemia pode ter apresentado traços minimamente positivos em um cenário caótico. 

 

 

  • Quais as prováveis mudanças para destinações e gerenciamento de resíduos em 2021? 

 

 

O gerenciamento de resíduos atua como uma efetiva maneira de economizar recursos naturais, além de servir como fonte de emprego e renda para catadores, por exemplo. 

 

Provavelmente, as recomendações para gerenciamento não devem se alterar pela pandemia. A única questão que necessariamente deve passar por reformulações é em relação aos serviços de coleta seletiva. 

 

Considerando o fato que a problemática da doença ainda não foi resolvida, as empresas não poderão expor os trabalhadores – responsáveis pela coleta seletiva, transporte e manejo de resíduos – ao risco de contaminação. Nesse caso, medidas de segurança deverão ser tomadas. 

 

O futuro da sustentabilidade ambiental dependerá dos três pilares citados acima: o social, o ambiental e o econômico. Com a tendência do mercado de unir essas três frentes, podemos esperar que as empresas mantenham-se cada vez mais atentas com questões ambientais. 

 

E necessitando de uma empresa renomada no ramo de resíduos, entre em contato com a Pró-Ambiental. Estamos preparados para te ajudar. 

 

COMPARTILHE ESTE ARTIGO

Matérias Relacionados

Para toda empresa que realiza algum tipo de atividade (principal ou secundária) citada no Anexo I d

Considerada como uma das mais completas e avançadas do mundo, a legislação ambiental brasileira v

A sustentabilidade no mundo empresarial é um tópico que vem crescendo cada dia mais. Uma empresa a

Você sabe o que é o CDF (Certificado de Destinação Final de Resíduos)? Especialmente se sua emp

Se a sua empresa trabalha com alguma atividade que envolva resíduos perigosos, é essencial que voc

Se a sua empresa, durante o dia a dia de trabalho, produz algum tipo de resíduo, saiba que muito pr

Classificar e caracterizar resíduos, apesar de soarem como termos parecidos, são duas fases bem di

Processo de grande importância para a preservação do meio ambiente, a reciclagem figura entre um

A pandemia do Coronavírus trouxe para o mundo uma série de mudanças no cotidiano das pessoas. E u

O uso de sinalização de segurança é obrigatório em todas empresas que admitam empregados como t

Junte-se ao grupo exclusivo de conteúdos

e receba informações com prioridade!

hhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh