Reciclagem na empresa: tudo que você precisa saber!

Processo de grande importância para a preservação do meio ambiente, a reciclagem figura entre um dos métodos mais eficientes para tornar sua empresa mais sustentável. E especialmente nos dias de hoje, estar em consonância com o meio ambiente é a garantia de passar uma boa imagem da corporação. 

 

Em poucas palavras, a reciclagem tem como principal objetivo o reaproveitamento de resíduos que seriam descartados logo após o uso, oferecendo-os uma nova utilidade como matéria-prima ou produto. 

 

Nesse artigo, iremos te mostrar tudo que você precisa saber sobre o processo de reciclagem dentro de uma empresa!

O que é a reciclagem?

O primeiro ponto aqui é entender o foco primordial da reciclagem: reduzir o acúmulo de resíduos produzidos diariamente no cotidiano da empresa. E essa redução acontece por meio de um método de reaproveitamento de um resíduo que não apresenta mais funcionamento para o processo. 

 

Portanto, ao utilizar uma série de técnicas próprias para esse fim, um resíduo que seria descartado após chegar em um estado que não seja mais útil para empresa é transformado em uma nova matéria-prima com novas funções. Por fim, os resíduos são separados por material (papel, vidro, plástico, metal, etc) e tomam suas novas formas ao fim do processo. 

 

A reciclagem é classificada pelo próprio Ministério do Meio Ambiente como um dos métodos mais eficientes de tratamento de resíduos, visto que além da redução na produção de resíduos, o processo também gera milhares de empregos.

Quais os benefícios da reciclagem?

 

Já vimos a importância da reciclagem tanto para a empresa quanto para o meio ambiente. Agora, o próximo passo é compreendermos os benefícios que o ato de reciclar pode trazer. E acredite: são muitos! 

 

Em primeiro lugar, a reciclagem atua diretamente na redução de resíduos no meio ambiente. Reciclar evita, por exemplo, a produção de novos materiais (como o papel, que exigiria o corte de árvores), além de afastar a emissão de gases poluentes, vide o metano e o gás carbônico. 

 

Além desse fator, a reciclagem pode servir como um grande marketing positivo para sua empresa. Afinal, qual empresa não gostaria de ter a imagem social atrelada com preservação da natureza?

 

Reciclagem e gestão de resíduos: qual a importância?

 

Uma companhia pode produzir uma quantidade massiva de resíduos durante o dia a dia. Para evitar que essa produção acabe por se transformar em acúmulo residual, o controle dos resíduos torna-se essencial na rotina da empresa. 

 

Portando, aliado com a reciclagem, deve haver um efetivo gerenciamento de resíduos funcionando dentro da corporação. 

 

E por “gerenciamento de resíduos”, entendemos a asseguração de todas as etapas da vida útil de um resíduo. Desde a fase de produção, passando pelo acondicionamento, transporte, a própria reciclagem até a destinação final. 

 

E a melhor forma de garantir um gerenciamento de resíduos seguro é trabalhando com uma empresa especializada no ramo. E a Pró-Ambiental possui exatamente a experiência necessária para contribuir de forma profissional no controle residual de sua corporação. 

 

Afinal, são mais de 15 anos de atuação na área que vão te assegurar um serviço de competência e qualidade!

 

 

 

 

COMPARTILHE ESTE ARTIGO

Matérias Relacionados

A sustentabilidade no mundo empresarial é um tópico que vem crescendo cada dia mais. Uma empresa a

A pandemia do COVID-19 marcou de forma muito significativa e delicada o ano de 2020. Basicamente tod

Você sabe o que é o CDF (Certificado de Destinação Final de Resíduos)? Especialmente se sua emp

Se a sua empresa trabalha com alguma atividade que envolva resíduos perigosos, é essencial que voc

Se a sua empresa, durante o dia a dia de trabalho, produz algum tipo de resíduo, saiba que muito pr

Classificar e caracterizar resíduos, apesar de soarem como termos parecidos, são duas fases bem di

A pandemia do Coronavírus trouxe para o mundo uma série de mudanças no cotidiano das pessoas. E u

O uso de sinalização de segurança é obrigatório em todas empresas que admitam empregados como t

O acúmulo de resíduo orgânico é um assunto delicado quando estamos falando de destinação final

Cada vez mais, uma gestão de resíduos eficiente torna-se indispensável para qualquer empresa que

Junte-se ao grupo exclusivo de conteúdos

e receba informações com prioridade!

hhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh