Resíduos de supermercado: Como proceder?

Classificados pela lei 12.305/2010 Art.3 da Política Nacional de Resíduos Sólidos como parte do grupo de “grandes geradores”, os supermercados são estabelecimentos que trabalham com uma enorme variedade de produtos, tornando-os poluidores em potencial e trazendo à tona a necessidade de um gerenciamento de resíduos operante. Afinal, a quantidade do volume residual produzido em apenas um dia de trabalho é gigantesca. 

Restos orgânicos, sacolas plásticas, papelão e madeiras são os tipos mais comuns de materiais que são descartados nos supermercados. Portanto, nesse ambiente é possível acharmos a grande maioria dos tipos de resíduos, inclusive os caracterizados como “perigosos”

Consequentemente, torna-se inevitável a instauração de um gerenciamento de resíduos que de fato funcione no supermercado. Você sabe como desenvolver um? Continue a leitura que explicaremos ao decorrer do artigo. 

Conheça os resíduos produzidos no supermercado

O primeiro e indispensável passo para elaborar um gerenciamento eficiente é reconhecer os tipos de resíduos presentes durante o dia a dia do supermercado. Além de facilitar o processo de destinação, também é uma forma de mensurar os materiais que possam estar sendo desperdiçados.

Apesar dos resíduos sólidos (papelões, madeiras, orgânicos, sacolas plásticas) representarem a maioria, outros tipos de resíduos como sobras de líquidos e produtos de limpeza também são produzidos. E alguns deles podem apresentar características nocivas para a saúde e para o meio ambiente, o que deve redobrar o cuidado durante o processo de gerenciamento. 

Nesse cenário, é importante ter em mente que os resíduos, ao serem separados, não devem ser misturados. Respeite as propriedades de cada um. 

Envolva os funcionários do mercado no mesmo objetivo 

O objetivo de reduzir a produção e destinar corretamente os resíduos produzidos não pode partir de apenas uma pessoa. Dessa forma, todos os funcionários do supermercado devem possuir o mesmo direcionamento quanto o gerenciamento residual. 

Busque orientar e alertar os funcionários sobre os perigos do descarte indevido de resíduos, explicitando como eles podem ser peças fundamentais e ativas para a preservação do meio ambiente.  

Portanto, envolver os seus colaboradores é imprescindível para o processo ocorrer de forma mais fluida. Afinal, quanto mais pessoas estiverem empenhadas, mais resultados aparecerão. 

Realize um PGRS 

O PRGS (Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos) é um documento que deve anualmente ser apresentado ás autoridades fiscalizadoras municipais.

Esse documento é importante por servir como um atestado de que o supermercado é capacitado para gerenciar o próprio resíduo gerado em suas atividades. 

Ao elaborar e colocar o PGRS em prática, além de estar em dia com a lei 12.305/2010, você também estará garantindo um processo de gerenciamento de qualidade para o supermercado. 

Contate uma empresa especializada 

Por fim, contar com um aparato profissional é sempre uma garantia de segurança. Pensando nisso, procure uma empresa especializada no ramo de resíduos para auxiliar no processo de gerenciamento residual do seu supermercado. 

Essas empresas possuem tanto o know how quanto os equipamentos necessários para a realização desde as tarefas de coleta até a destinação final de resíduos. 

A Pró-Ambiental está pronta para te ajudar nesse objetivo de proteger o meio ambiente e transformar o mundo em um lugar melhor. Nos contate e firme essa parceria! 

COMPARTILHE ESTE ARTIGO

Matérias Relacionados

A incineração é considerada um método muito eficiente para a destinação dos resíduos produzid

A incineração de resíduos é uma prática extremamente sustentável e que traz uma série de bene

Você sabe diferenciar resíduos sólidos e líquidos? Afluentes e efluentes? Apesar dessas definiç

As definições de “lixo”, “resíduos” e “rejeitos” são muitas vezes determinadas como

Presentes ativamente no nosso dia a dia por meio de baterias, pilhas, remédios vencidos, pneus, car

Manter uma gestão de resíduos químicos eficiente e segura é essencial para todos os laboratório

Especialmente nos anos em que vivemos, pensar em um futuro mais sustentável é de uma importância

Antes de começarmos uma reforma, muitas vezes pensamos apenas nas fases iniciais do processo. Dessa

Diariamente, uma enorme quantidade de resíduos dos mais diversos tipos é produzida pelas indústri

Para onde vão os resíduos que são produzidos? No mundo são mais de sete milhões de seres humano

Junte-se ao grupo exclusivo de conteúdos

e receba informações com prioridade!

hhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh