Você sabe o que é Certificado de Destinação Final de Resíduos?

Você sabe o que é o CDF (Certificado de Destinação Final de Resíduos)? Especialmente se sua empresa gera algum tipo de resíduo sólido, essa é uma sigla que você precisa saber muito bem o significado e qual sua importância. 

O CDF é um documento que atesta que a tecnologia usada na destinação residual está em conformidade com as normas ambientais, não causando impactos para a natureza. A emissão do documento é realizada via MTR Online. 

Nesse artigo, vamos te explicar o que é Certificado de Destinação Final de Resíduos e qual sua importância para o meio ambiente. 

 

O que é o CDF?

De maneira resumida, o Certificado de Destinação Final de Resíduos, documento emitido pelo destinador, tem como principal objetivo garantir que o processo de destinação foi realizado de forma cuidadosa pelo gerador. 

Em outras palavras, o CDF fornece todo um detalhamento sobre os trâmites que envolvem a destinação desde sua origem até o destino final de fato, informando que o gerenciamento do resíduo foi adequado para a sua classificação. 

Ademais, também é emitida uma nota fiscal no CDF que conta com informações sobre peso, quantidade de resíduos, identificações e classes.

 

Qual a importância de possuir o CDF?

Hoje em dia, especialmente, empresas vêm progressivamente adotando práticas mais sustentáveis e pró meio ambiente para se adequarem às normas regulamentares. A garantia que sua corporação esteja em conformidade com a natureza é indispensável. 

E o CDF é uma maneira efetiva de apresentar à comunidade que sua empresa de fato não apenas conhece os impactos que uma destinação final de resíduos displicente pode causar, como busca resolver essa problemática por meio de ações. 

Portanto, o CDF acaba por ser um atestado de que sua empresa está andando conforme as normas ambientais no que se refere à destinação de resíduos.

 

Como emitir o Certificado de Destinação Final de Resíduos?

Para a emissão deste documento, você precisa entrar no MTR Online – SINIR, um sistema online desenvolvido justamente com o intuito de emitir o CDF. 

No MTR Online, o gerador, o transportador, o armazenador e o destinador apresentam informações importantes dos resíduos produzidos. 

Por fim, o SINIR é uma ferramenta do PNRS que busca aglutinar todos os dados referentes ao processo de gerenciamento de resíduos.

 

Quais informações constam no CDF?

Nesse documento, você deve encontrar a nota fiscal, identificação de peso e classe dos resíduos e quantitativos. Além disso, esses outros tópicos também devem estar presentes no CDF: 

 

  • Cabeçalho que conste dados cadastrais referente ao tratador (nome, CPF, informações de localização, etc)
  • Dados do gerador dos resíduos. Aqui, as informações da empresa que está enviando o os resíduos devem ser informadas.
  • Listagem completa dos resíduos. Aqui, todas as informações referentes ao resíduo devem ser especificadas. 
  • Dados do licenciamento ambiental do destinador. Aqui deve conter o registro do número da LAO (licença ambiental de operação) do destinador, além do prazo de validade e código de atividade do destinador.
  • Declaração de que os resíduos foram entregues de forma segura. 

 

O CDF é um certificado de muita importância para o meio ambiente. Monitorar os resíduos produzidos pela empresa é uma efetiva forma de evitar impactos significativos para a natureza. 

E precisando de auxílio para realizar o gerenciamento residual de sua corporação? Conte com a experiência e atuação de 15 anos no mercado da Pró-Ambiental! Entre em contato conosco!

COMPARTILHE ESTE ARTIGO

Matérias Relacionados

Para toda empresa que realiza algum tipo de atividade (principal ou secundária) citada no Anexo I d

Considerada como uma das mais completas e avançadas do mundo, a legislação ambiental brasileira v

A sustentabilidade no mundo empresarial é um tópico que vem crescendo cada dia mais. Uma empresa a

A pandemia do COVID-19 marcou de forma muito significativa e delicada o ano de 2020. Basicamente tod

Se a sua empresa trabalha com alguma atividade que envolva resíduos perigosos, é essencial que voc

Se a sua empresa, durante o dia a dia de trabalho, produz algum tipo de resíduo, saiba que muito pr

Classificar e caracterizar resíduos, apesar de soarem como termos parecidos, são duas fases bem di

Processo de grande importância para a preservação do meio ambiente, a reciclagem figura entre um

A pandemia do Coronavírus trouxe para o mundo uma série de mudanças no cotidiano das pessoas. E u

O uso de sinalização de segurança é obrigatório em todas empresas que admitam empregados como t

Junte-se ao grupo exclusivo de conteúdos

e receba informações com prioridade!

hhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh