3 Dicas para Realizar a Destinação Correta de Resíduos de Tinta

Antes de começarmos uma reforma, muitas vezes pensamos apenas nas fases iniciais do processo. Dessa forma, por conseqüência acabamos esquecendo de pontos importantíssimos que devem ser muito bem planejados. A destinação correta dos resíduos de tintas é um desses tópicos.

Por possuírem substâncias químicas em suas composições, materiais como tintas, vernizes e solventes definitivamente não podem ser descartados como lixo comum, podendo causar danos ambientais consideráveis se destinados de maneira errada.  

Pensando em ajudar você, separamos neste artigo três dicas para destinar corretamente os resíduos de tinta sem impactar o ambiente.

Evite o desperdício de tinta

Pode parecer lógico, mas esse é um dos principais passos para diminuir os resíduos de tinta. Afinal, quanto menos tinta desperdiçada, menos resíduos para serem descartados de forma indevida no ambiente.

Antes de comprar as tintas, se certifique de calcular uma quantidade que será necessária para ser usada no trabalho que deseja. Medindo a área que será pintada você já terá uma noção da quantidade correta.

Aproveite o conteúdo da lata até o final. Use uma espátula para te auxiliar a resgatar até os últimos resquícios aproveitáveis da tinta. E por fim, você pode também misturar as sobras para fazer concreto, se atentando apenas em não misturar tintas à base d’água e à base de solvente.

Lembre-se da lata

Não é apenas a tinta em si que deve passar por um cuidado especial na destinação. As latas e embalagens também precisam ser devidamente tratadas e destinadas de maneira correta para que não causem impactos na natureza.

A forma mais simples e fácil de destinar as latas é reciclando o material. Procure encaminhar as latas que estão vazias para uma Área de Transbordo e Triagem que seja legalizada pela prefeitura ou para um Ponto de Entrega Voluntária (PEV).

O alumínio é um material facilmente reciclável, podendo se transformar em inúmeros novos subprodutos. Logo, a reciclagem dessas latas estará sendo positiva para o meio ambiente e evitando o descarte em locais indevidos.

Procure os fabricantes

Por fim, a maneira mais recomendada para a destinação correta dos resíduos de tinta, verniz ou solvente é a entrega direta para os produtores e fabricantes do produto.

Os fabricantes são responsáveis pelos processos de reutilização e reciclagem das latas de tinta. Sabendo disso, o passo ideal a ser tomado é procurar o fabricante para realizar a entrega do material.

Lembrando que o descarte dessas embalagens com resíduos de tinta em lixo comum é proibido, levando até a possibilidade de eventuais denúncias ao Ministério Público a quem realizar esse tipo de ação. Logo, o melhor a ser feito é contatar o fabricante da tinta para o recolhimento do material.

 

Ao realizar o processo de descarte de maneira correta, você estará contribuindo para a diminuição do acúmulo de resíduos no ambiente. Consequentemente, também estará ajudando a construir um futuro melhor para as nossas próximas gerações.

E claro, precisando de serviços de tratamento, transporte e destinação final de resíduos, conte com os 15 anos de experiência no mercado da Pró-Ambiental.

COMPARTILHE ESTE ARTIGO

Matérias Relacionados

O uso de sinalização de segurança é obrigatório em todas empresas que admitam empregados como t

O acúmulo de resíduo orgânico é um assunto delicado quando estamos falando de destinação final

Cada vez mais, uma gestão de resíduos eficiente torna-se indispensável para qualquer empresa que

Presentes ativamente no nosso dia a dia por meio de baterias, pilhas, remédios vencidos, pneus, car

Manter uma gestão de resíduos químicos eficiente e segura é essencial para todos os laboratório

Especialmente nos anos em que vivemos, pensar em um futuro mais sustentável é de uma importância

Diariamente, uma enorme quantidade de resíduos dos mais diversos tipos é produzida pelas indústri

Liderar um negócio com consciência ambiental significa adotar uma série de medidas essenciais par

Com a velocidade que as inovações tecnológicas progridem e são lançadas ano após ano, o acúmu

Seja qual for a área que sua empresa atua, um ponto é fato: ela produz uma grande quantidade de re

Junte-se ao grupo exclusivo de conteúdos

e receba informações com prioridade!

hhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh