3 passos essenciais para o gerenciamento de resíduos de farmácias de manipulação

Em quase todas as cidades do país existem farmácias de manipulação. O segmento é uma opção para a compra de medicamentos e outros. O estabelecimento prepara ou manipula fórmulas de medicamentos magistrais e oficinais, fitoterápicos e suplementos alimentares, além de comercializar uma série de outros produtos.

Diante da grande produção de remédios e diversos outros produtos, as farmácias de manipulação também geram uma grande quantidade de resíduos que oferecem riscos tanto para a saúde humana quanto para o meio ambiente.

 

Resíduos gerados por farmácias de manipulação:

– Luvas

– Toucas

– Produtos químicos

– Refugo de medicamentos

– Embalagens de plástico

– Insumos para manipulação de medicamentos

– Utensílios para limpeza

– Papel

– Equipamentos obsoletos, dentre outros.

 

Órgãos como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) estabelece regras para que o gerenciamento de resíduos de farmácias de manipulação, seja realizado de forma correta. A ANVISA reitera que a gestão inadequada de resíduos é um crime ambiental que pode comprometer recursos naturais e a qualidade de vida das pessoas.

A Farmácia de manipulação que não cumprir as regras de gerenciamento, poderá responder criminalmente sofrendo punição administrativa, penal e civil.

Conforme a RDC nº 306/2004 os resíduos provenientes de farmácia de manipulação são classificados como resíduos sólidos de Serviços de saúde (RSS) e podem ser químicos, comuns e perfurocortantes.

Para que o manejo e o gerenciamento desse tipo de resíduo sejam realizados corretamente é necessário seguir um passo-a-passo.

 

Confira:

Segregação

É um dos passos mais importantes para o Plano de gerenciamento de resíduos. Deve ser realizada no local onde acontece a geração de resíduos e também deve ser levada em consideração as características do mesmo.

É importante também observar a compatibilidade química dos resíduos gerados em farmácias de manipulação. Para que assim acidentes sejam evitados.

Acondicionamento

Dentro de uma farmácia de manipulação são produzidos inúmeros tipos de resíduos pertencentes a diferentes classes.  O acondicionamento nada mais é do que embalar os resíduos já segregados em sacos ou recipientes.

Segundo as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, os recipientes utilizados para a segregação de resíduos de farmácia de manipulação devem ser compatíveis com a geração diária. Também devem ser constituídos do material necessário para cada tipo de resíduo, minimizando assim os riscos de acidentes.

Identificação

A prática permite o reconhecimento dos resíduos contidos nos recipientes. Os resíduos devem ser identificados através da utilização de: Símbolos, cores, frases e outros fatores que favorecem o reconhecimento do produto.

Além disso é de suma importância realizar um transporte, armazenamento, tratamento, coleta e a disposição final adequada do resíduo.

A Pró-Ambiental é uma empresa especialista e certificada para realizar de forma adequada todas as etapas descritas acima. Possui profissionais treinados e equipamentos de qualidade.

Precisa gerenciar o resíduo da sua farmácia de manipulação? Entre em contato com a Pró-Ambiental e solicite seu orçamento.

(35) 3826-9038 / 3826-9048 / 9 9127-0383 ou pelo e-mail proambiental@proambientaltecnologia.com.br.

COMPARTILHE ESTE ARTIGO

Matérias Relacionados

Quase toda a cidade do Brasil tem um hospital ou um centro de serviços de saúde.  De acordo com u

Já parou para pensar a quantidade de resíduos de serviços de saúde cursos de graduação da áre

O mercado dos tratamentos de estética é um dos que mais movimentam o país. Segundo a Associação

Você sabe identificar o que são os resíduos de saúde? Sabe também como fazer a separação corr

Os resíduos de saúde são produzidos em qualquer lugar que presta serviços médicos, tanto para h

Os resíduos de drogarias ou farmácias podem ser interpretados como um produto residual, não utili

Os chamados resíduos de saúde, são originados de hospitais, drogarias, consultórios médicos e o

Junte-se ao grupo exclusivo de conteúdos

e receba informações com prioridade!

Top

hhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh