Atitudes para pequenas empresas evitarem o impacto ambiental

Liderar um negócio com consciência ambiental significa adotar uma série de medidas essenciais para a preservação da natureza. E, mais do que isso, é assumir um compromisso com o meio em que vivemos. 

Independente da atividade realizada pela sua empresa, fato é que você deve adotar uma mentalidade que vise a preservação do meio ambiente e evite a degradação do mesmo, ajudando a transformar o mundo em um lugar melhor para todos. 

Pensando nisso, separamos nesse artigo três dicas simples mas de extrema importância para a sua empresa evitar o impacto ambiental. 

Substitua o plástico por outro material 

O acúmulo de plástico é um dos tópicos mais importantes quando se trata de diminuição de danos para a natureza. Por ter uma alta durabilidade e resistência (algo por volta de 450 anos até sua fase de decomposição total), o material, quando acumulado, tende a ser nocivo para o ambiente. 

Pensando nisso, o ideal é sempre que possível evitar o desperdício do material e, como consequência, refrear a acumulação de plástico que a sua empresa produz diariamente. 

Uma forma de atenuar essa problemática é substituir os copos e canudos descartáveis por opções que sejam mais sustentáveis e menos agressivas para o meio ambiente. Opte pelo uso do papel biodegradável e do vidro reutilizável, por exemplo. 

Reduza, reutilize e recicle 

Os famosos 3 r’s (reduzir, reutilizar e reciclar) são importantes ações que, se postas em prática de forma eficiente, certamente trarão resultados  positivos para o seu objetivo de reduzir os impactos ambientais na sua empresa. 

O primeiro passo a ser tomado é reduzir a quantidade de resíduos que produz para evitar acúmulos e desperdícios desnecessários. 

Ademais, foque na reutilização dos materiais que ainda apresentarem funcionalidades que sirvam de alguma forma para as atividades da empresa. 

Por fim, em um último estágio, recicle produtos que venham a se tornar obsoletos, transformando-os em objetos com funcionalidades diferentes da original. 

Economize

Os pequenos desperdícios do dia a dia são fatores que, apesar de muitas vezes passarem despercebidos, fazem uma diferença considerável nas contas do final do mês, além de contribuir para o impacto ambiental negativo. 

Seja de água, papel, energia elétrica ou qualquer outro recurso, todo desperdício deve ao máximo ser evitado. Pensando nisso, busque instaurar e manter uma mentalidade de economia dentro da empresa.  

E não se esqueça de preparar seus funcionários para isso, afinal, vocês formam uma equipe e o trabalho deve ser feito em total consonância. Realize campanhas de conscientização que reforcem a importância de, por exemplo, desligar os computadores quando não estiverem sendo usados. 

Ao adotar esses hábitos no cotidiano do seu negócio, você perceberá que, além de estar evitando os impactos ambientais, também estará economizando um bom dinheiro que seria gasto com excessos em água e luz no final do mês, por exemplo. 

Tomar atitudes que preservem o meio ambiente é mais do que uma forma de melhorar a imagem de sua empresa. É uma obrigação e um compromisso que você deve firmar com a natureza e com a sociedade que vivemos.

COMPARTILHE ESTE ARTIGO

Matérias Relacionados

O acúmulo de resíduo orgânico é um assunto delicado quando estamos falando de destinação final

Cada vez mais, uma gestão de resíduos eficiente torna-se indispensável para qualquer empresa que

Presentes ativamente no nosso dia a dia por meio de baterias, pilhas, remédios vencidos, pneus, car

Manter uma gestão de resíduos químicos eficiente e segura é essencial para todos os laboratório

Especialmente nos anos em que vivemos, pensar em um futuro mais sustentável é de uma importância

Antes de começarmos uma reforma, muitas vezes pensamos apenas nas fases iniciais do processo. Dessa

Diariamente, uma enorme quantidade de resíduos dos mais diversos tipos é produzida pelas indústri

Com a velocidade que as inovações tecnológicas progridem e são lançadas ano após ano, o acúmu

Seja qual for a área que sua empresa atua, um ponto é fato: ela produz uma grande quantidade de re

A lâmpada de LED ou fluorescente substituiu as lâmpadas incandescentes pela sua eficiência energ

Junte-se ao grupo exclusivo de conteúdos

e receba informações com prioridade!

Top

hhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh