Como realizar a destinação correta de resíduos eletrônicos?

Com a velocidade que as inovações tecnológicas progridem e são lançadas ano após ano, o acúmulo residual de materiais eletrônicos acaba se tornando uma realidade para o nosso meio social.

Segundo pesquisa da Global e-Waste Monitor realizada pela ONU, o Brasil é líder de produção de resíduos eletrônicos na América Latina. E para piorar esse cenário negativo, de 1,5 toneladas de resíduos produzidos anualmente no Brasil, apenas 3% é destinado de maneira correta e apropriada. 

O descarte dos resíduos realizado de forma errada configura em sérios impactos ambientais e, consequentemente, representará em problemas para a população futuramente. Sabendo da importância do assunto, te explicaremos nesse artigo como realizar a destinação de resíduos eletrônicos de maneira correta. 

O que são resíduos eletrônicos?

Antes de qualquer coisa, é importante saber o que são de fato os resíduos eletrônicos. Os resíduos são basicamente materiais eletrônicos que perdem o valor por motivos de obsolescência, quebra ou até mesmo substituição do proprietário por outro mais recente. 

Os resíduos são classificados em quatro diferentes grupos: 

Linha marrom: aparelhos de DVD, monitores e televisores.

Linha azul: batedeiras, liquidificadores e cafeteiras.

Linha branca: refrigeradores, congeladores e fogões

Linha verde: constituída por desktops, tablets e celulares.

Como realizar a destinação correta de resíduos eletrônicos?

A grande maioria dos equipamentos eletrônicos conta em suas composições com materiais derivados de metais, vide o ouro, a prata e o cobre.

 E tais elementos, quando expostos tanto a altas temperatura quanto a períodos chuvosos, liberam partículas que podem infectar o solo do local. 

Portanto, o despejo dos resíduos eletrônicos em locais indevidos é um dos grandes responsáveis pelas contaminações de terras, plantações, rios e da natureza em modo geral.

Como realizar a destinação correta?

O descarte de resíduos eletrônicos não é uma das mais simples tarefas, mas com algumas informações em mente, você consegue realizar a destinação de uma maneira que não seja prejudicial para com a natureza. 

Adotar a logística reversa é uma das saídas. O método consiste no recolhimento dos resíduos feito tanto pela empresa fabricante do material quanto por comercializadoras especializadas na coleta. Para realizar a logística reversa, procure algum PEV (Ponto de Entrega Voluntária) mais próximo de seu bairro para realizar a destinação do resíduo. 

A reciclagem também é uma maneira efetiva de manejar corretamente o resíduo eletrônico, visto que transformará o objeto que seria descartado de forma indevida em matérias-primas e subprodutos. Dar novas utilidades para materiais que seriam despejados é sempre uma boa atitude a ser tomada. 

Para garantir um futuro melhor para o nosso planeta, primeiro devemos tomar pequenas atitudes no nosso cotidiano. É agir no presente olhando para o futuro. E ao entender o que são os resíduos eletrônicos e a importância de uma destinação realizada de maneira prudente, você já estará dando um grande passo para a preservação do meio ambiente. 

E claro, caso precise de uma empresa especializada em coleta, transporte e destinação final de resíduos, conte com a Pró-Ambiental. São 15 anos sendo referência no mercado e garantindo um trabalho de excelência para nossos clientes.

 

COMPARTILHE ESTE ARTIGO

Matérias Relacionados

O uso de sinalização de segurança é obrigatório em todas empresas que admitam empregados como t

O acúmulo de resíduo orgânico é um assunto delicado quando estamos falando de destinação final

Cada vez mais, uma gestão de resíduos eficiente torna-se indispensável para qualquer empresa que

Presentes ativamente no nosso dia a dia por meio de baterias, pilhas, remédios vencidos, pneus, car

Manter uma gestão de resíduos químicos eficiente e segura é essencial para todos os laboratório

Especialmente nos anos em que vivemos, pensar em um futuro mais sustentável é de uma importância

Antes de começarmos uma reforma, muitas vezes pensamos apenas nas fases iniciais do processo. Dessa

Diariamente, uma enorme quantidade de resíduos dos mais diversos tipos é produzida pelas indústri

Liderar um negócio com consciência ambiental significa adotar uma série de medidas essenciais par

Seja qual for a área que sua empresa atua, um ponto é fato: ela produz uma grande quantidade de re

Junte-se ao grupo exclusivo de conteúdos

e receba informações com prioridade!

hhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh