Como realizar o descarte das máscaras de proteção contra o COVID-19

A pandemia do Coronavírus trouxe para o mundo uma série de mudanças no cotidiano das pessoas. E uma dessas mudanças mais significativas foi a adição de uma peça no guarda roupa que até então não era tão comum no Brasil: as máscaras de proteção. 

 

Especialmente em áreas de maior contágio (como as grandes cidades, por exemplo), as máscaras se mostram ativamente presentes como medida de prevenção. Mas afinal: você sabe como realizar o descarte correto dessas máscaras? 

 

Nesse post, te daremos algumas dicas sobre como descartar corretamente as máscaras de proteção e prevenir a proliferação do Coronavírus.

Descartar em lixo comum é seguro?

 

Por esse cenário de pandemia se mostrar uma situação atípica para todos, é normal não sabermos como realizar esse descarte da melhor forma. Afinal, até um ano atrás, a máscara era usada apenas em situações extremamente específicas. 

 

Em decorrência dessa falta de familiaridade com o item, a primeira coisa que nos vem em mente nesse momento é: devemos jogar no lixo comum, correto?

 

Errado. O descarte desse tipo de material deve seguir alguns procedimentos que assegurem a segurança de terceiros, visto que a máscara pode estar infectada e, consequentemente, pode contaminar os profissionais que trabalham com coleta de resíduos.

Como descartar minha máscara?

 

Como vimos, esses resíduos não podem ser tratados de forma comum e requerem um cuidado especial na hora do descarte. Mas a pergunta que fica é: como descartar as máscaras de proteção corretamente? 

 

Seguindo orientações detalhadas que estão presentes no próprio site do Ministério da Saúde, os passos para o descarte correto de máscara (incluindo as de pano) são: 

  • PASSO 1: Tire cuidadosamente a máscara pelo elástico. Não se esqueça de prestar atenção para não encostar na parte da frente do material
  • PASSO 2: Coloque em uma sacola plástica separada especificamente para reservar máscaras. 

 

  • PASSO 3: Quando a sacola de máscaras estiver atingindo aproximadamente ⅔ de sua capacidade total, feche e coloque-a dentro de outra sacola mais resistente. 
  • PASSO 4: Escreva de forma bem legível uma identificação na sacola, alertando sobre seu conteúdo. 

 

  • PASSO 5: Jogue a sacola juntamente com resíduos orgânicos. O objetivo principal nesse passo é evitar que catadores tenham algum tipo de contato direto com o material.
Como saber quando descartar minha máscara?

 

Em casos de máscaras descartáveis, o descarte deve ser feito logo após o uso para assegurar a proteção e evitar eventuais falhas no desempenho da mesma. 

Por ser feita de um material menos resistente que as máscaras de pano, por exemplo, lavar e reutilizar diversas vezes não é recomendado. 

No caso de máscaras laváveis e mais resistentes, você deve verificar constantemente se existe a presença de algum furo, rasgo ou dano que prejudique a sua proteção. 

Nesse momento tão marcante para a sociedade, toda informação que ajude no combate contra o COVID-19 é extremamente valiosa e relevante. 

Ao conhecer a maneira correta de realizar o descarte das máscaras e respeitar os cuidados citados acima, você estará contribuindo de forma ativa para a prevenção da doença, evitando a proliferação e o contágio de trabalhadores. 

COMPARTILHE ESTE ARTIGO

Matérias Relacionados

A sustentabilidade no mundo empresarial é um tópico que vem crescendo cada dia mais. Uma empresa a

A pandemia do COVID-19 marcou de forma muito significativa e delicada o ano de 2020. Basicamente tod

Você sabe o que é o CDF (Certificado de Destinação Final de Resíduos)? Especialmente se sua emp

Se a sua empresa trabalha com alguma atividade que envolva resíduos perigosos, é essencial que voc

Se a sua empresa, durante o dia a dia de trabalho, produz algum tipo de resíduo, saiba que muito pr

Classificar e caracterizar resíduos, apesar de soarem como termos parecidos, são duas fases bem di

Processo de grande importância para a preservação do meio ambiente, a reciclagem figura entre um

O uso de sinalização de segurança é obrigatório em todas empresas que admitam empregados como t

O acúmulo de resíduo orgânico é um assunto delicado quando estamos falando de destinação final

Cada vez mais, uma gestão de resíduos eficiente torna-se indispensável para qualquer empresa que

Junte-se ao grupo exclusivo de conteúdos

e receba informações com prioridade!

hhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh