Conheça os 3 pilares da Sustentabilidade

Toda empresa que de fato se importa com o futuro do planeta e enxerga pautas ambientais como essenciais para a realização de suas atividades deve conhecer os três pilares da sustentabilidade. Afinal, são esses pilares que vão nortear as práticas sustentáveis no dia a dia de trabalho. 

 

No entanto, apesar de ser um assunto bastante debatido especialmente nos últimos anos, ainda existem dúvidas sobre os três pilares da sustentabilidade. E no papel do empreendedor que deseja inserir essas práticas nas atividades da empresa, compreender os pilares é essencial. 

 

Nesse artigo, iremos te apresentar os três pilares da sustentabilidade. 

 

 

  • Pilar 1: Social 

 

 

O primeiro pilar refere-se ao fator social, ou seja, a preocupação com o capital humano e com a sociedade de uma maneira geral. Buscar a criação de mecanismos que tornem a vida do ser humano mais simples, como o desenvolvimento de políticas que visam melhorias em áreas de saúde, educação e lazer, por exemplo, é uma das maneiras mais efetivas de valorizar o social. 

 

Um dos pontos mais significativos desse pilar está no estímulo de um senso de sociedade entre os próprios colaboradores da empresa. É de suma importância que os funcionários sintam-se como parte de um time com objetivos em comum. 

 

E não apenas isso. O ambiente da empresa deve ser saudável e leve, estimulando o desenvolvimento dos trabalhadores não apenas profissionalmente, mas como indivíduos antes de qualquer coisa. 

 

 

  • Pilar 2: Ambiental 

 

 

Neste pilar, a valorização do meio ambiente é o ponto principal. Portanto, o objetivo é minimizar o máximo possível os impactos ambientais durante as atividades da empresa e evitar desperdícios no dia a dia de trabalho. 

 

Diversas atitudes podem ser tomadas por uma empresa com o intuito de preservar o meio ambiente e evitar os impactos. Desde as mais simples, como a substituição de copos e talheres descartáveis, até as mais elaboradas, como a realização do processo de gerenciamento de resíduos. 

É no pilar ambiental que as empresas procuram formas sustentáveis de realizar as atividades diárias da maneira mais ambientalmente correta possível, evitando o desperdício de matérias-primas e produção exagerada de resíduos. 

 

 

  • Pilar 3: Econômico

 

 

Por último mas não menos importante, o fator econômico também exerce um grande papel para uma empresa que busca adotar ações positivas para a natureza. O planejamento financeiro de uma empresa impacta diretamente nas práticas sustentáveis que serão adotadas.  

 

Aqui, pontos como produção, distribuição e consumo de bens e serviços devem ser levados em consideração. Para que as atividades da empresa sejam sustentáveis, o lucro definitivamente não pode ser obtido à custa da exploração do trabalho ou do meio ambiente de uma maneira geral. 

 

E devemos lembrar que adotar práticas sustentáveis em uma empresa pode ajudar muito no setor financeiro. Com a economia de recursos e redução de materiais, água e energia, o valor total na conta do fim do mês também reduzirá drasticamente, gerando assim um processo cíclico de vantagens e benefícios. 

 

Entendendo um pouco mais sobre os pilares da sustentabilidade você certamente terá mais recursos para transformar sua empresa em um negócio que trabalha visando sempre o melhor para o meio ambiente. 

 

E precisando de algum serviço referente ao gerenciamento de resíduos? Pode contar com a Pró-Ambiental que estamos prontos para te ajudar! 

 

COMPARTILHE ESTE ARTIGO

Matérias Relacionados

É muito provável que você já tenha visto um selo escrito “ISO 9001” junto a logomarca de alg

Especialmente neste período em que a consciência ambiental vem ganhando dimensões cada vez maiore

A pandemia do COVID-19 marcou de forma muito significativa e delicada o ano de 2020. Basicamente tod

Exigido pelos órgãos ambientais brasileiros com o principal intuito de proteger o meio ambiente e

Você sabe o que é o CDF (Certificado de Destinação Final de Resíduos)? Especialmente se sua emp

Se a sua empresa trabalha com alguma atividade que envolva resíduos perigosos, é essencial que voc

Classificar e caracterizar resíduos, apesar de soarem como termos parecidos, são duas fases bem di

Processo de grande importância para a preservação do meio ambiente, a reciclagem figura entre um

O acúmulo de resíduo orgânico é um assunto delicado quando estamos falando de destinação final

  A instauração de novos pequenos hábitos sustentáveis durante o dia a dia da sua empresa p

Junte-se ao grupo exclusivo de conteúdos

e receba informações com prioridade!

hhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh