Disposição final de resíduos: Conheça um pouco sobre aterro

Uma das formas de disposição final de resíduos de diferentes categorias está em aterros. A técnica é considerada uma das mais eficientes e seguras, pois permite o controle seguro do processo de gerenciamento de resíduos, principalmente os sólidos.

É importante ressaltar que os aterros também são grandes produtores de materiais considerados perigosos e que podem proporcionar a contaminação do solo, do lençol freático e também do ar. Todavia, com o avanço da ciência é possível transformar as reações biológicas e químicas ocorridas em um aterro em biogás, húmus e em outros produtos que podem ser relevantes para a humanidade.

O Biogás, por exemplo, tem um grande potencial combustível e, quando não utilizado adequadamente, pode ser um grande fator para o aumento do aquecimento global. O biogás é rico em metano – CH4 e tem um poder de aquecimento 21 vezes maior do que o dióxido de carbono podendo ser utilizado para produção de energia.

Tipos de aterro

Aterro Sanitário

Os aterros sanitários são uma das opções mais adequadas para a disposição final de resíduos sólidos de matriz urbana.  Ocasionalmente são projetados e desenvolvidos para minimizar o impacto socioambiental do produto.

Geralmente os terrenos utilizados como aterros sanitários são impermeabilizados com argilas e mantas de PVC, dificultando assim a contaminação dos solos e o acesso de possíveis vetores de doenças.

Dentro dos aterros sanitários devem ser construídos sistemas de drenagem dos efluentes líquidos, além de uma drenagem que permita a coleta de biogás. É importantíssimo que o aterro sanitário seja bem vedado para evitar ao máximo o vazamento de qualquer tipo de material líquido.

 

Aterros controlados

Já os aterros controlados são de estrutura considerada mais simples e recebem diariamente coberturas de terra, proporcionando assim, um visual mais limpo e diminuindo o mau cheio e a proliferação de animais.

Os aterros controlados, em sua maioria, também servem como produtores de biogás e possuem um sistema de drenagem de chorume e de outros materiais que ocasionalmente podem ser reaproveitados de algum modo.

 

Aterro da Pró-Ambiental

A Pró-Ambiental foi pioneira na criação do primeiro Aterro Industrial Classe I, devidamente licenciado, em operação comercial no estado de Minas Gerais. O projeto foi desenvolvido dentro das mais modernas técnicas, garantindo total segurança ambiental.

O método construtivo e as operações do aterro visam a proteção do solo e das águas subterrâneas. A célula descarga de resíduos possui cobertura com a finalidade de proteger a célula das intempéries e impossibilitar a geração de percolados.

Além do extremo cuidado da Pró-Ambiental em relação à cobertura, todo o aterro está equipado de sistema de drenagem e tratamento de percolado, obrigatório para atender as normas técnicas e ambientais.

A sua empresa necessita de gerenciamento de resíduos? Fale com um especialista da Pró-Ambiental 

COMPARTILHE ESTE ARTIGO

Matérias Relacionados

A Pró-Ambiental, sendo uma empresa que zela pela sustentabilidade no desenvolvimento de todas suas atividades, concluiu, neste mês, um projeto de grande importância, a expansão do Aterro Industrial Classe I, este por sua vez devidamente licenciado e operando no estado de Minas Gerais. Lembrando que toda a tecnologia aplicada garante o funcionamento e operação do […]

Os aterros são uma das formas de disposição mais seguras e eficazes para diferentes tipos de resíduos. A técnica permite o processamento e gerenciamento de inúmeras classes, principalmente para aqueles que apresentam alto risco de contaminação para a saúde humana e para o meio ambiente.  Entretanto, será que todo o aterro é adequado para todo […]

A Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária dispõe de regulamentos Técnicos a fim de orientar as empresas no gerenciamento de resíduos de serviços de saúde, tanto saúde animal, quanto humana, englobando manipulação, transporte e descarte dos resíduos. A Resolução RDC nº 33/03 tem como objetivo evitar danos ao meio ambiente e prevenir acidentes que […]

Junte-se ao grupo exclusivo de conteúdos

e receba informações com prioridade!

hhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh