O que fazer com os resíduos orgânicos da minha empresa? 

O acúmulo de resíduo orgânico é um assunto delicado quando estamos falando de destinação final. Por possuírem características biológicas que inviabilizam processos como a reciclagem, por exemplo, o destino dos resíduos orgânicos geralmente se limita aos lixões e aterros sanitários. 

 

No entanto, existem algumas formas eficientes, rentáveis e bem viáveis de uma empresa realizar a destinação dos resíduos orgânicos e ainda lucrar com isso. 

 

Nesse artigo separamos 4 dicas que te ajudarão a decidir o que fazer com os resíduos orgânicos produzidos na sua empresa. 

Busque tecnologias novas para reciclagem 

 

O processo de reciclagem, até muito pouco tempo atrás, se limitava em realizar a reutilização apenas dos resíduos sólidos, como os metais, plásticos e alumínios. Os orgânicos, por sua vez, não eram considerados como recicláveis. 

 

Porém, com o surgimento de diversas novas tecnologias dentro do mercado, a possibilidade de reciclar também os resíduos orgânicos tornou-se real e possível. 

 

Dessa forma, investir nessas tecnologias mais modernas que possibilitam a reciclagem dos resíduos orgânicos é uma dica eficiente e que certamente trará benefícios. Reciclando materiais orgânicos, você estará contribuindo diretamente para a diminuição residual para aterros sanitários. 

Realize a compostagem 

A compostagem de resíduos orgânicos se baseia em um processo natural de composição das sobras do material orgânico que, por sua vez, se transformarão em adubo.

 

Dentre os resíduos mais indicados para a compostagem, podemos indicar principalmente os restos de alimentos, resíduos frescos, serragens, folhas secas e estercos. 

 

Essa técnica, além de representar a diminuição da destinação indevida de resíduos orgânicos, também pode contribuir para os lucros de sua empresa, visto que você pode comercializar o composto resultante da compostagem. 

Realize o enterramento 

O enterramento, como o nome já sugere, consiste em um processo em que o material orgânico é prensado ou depositado em camadas em um local escavado, posteriormente sendo coberto por terra. 

 

Esse método é recomendado especialmente para dois casos específicos: quando o volume de material orgânico não é tão significativo ou quando a empresa possui grandes espaços de terra para realizar o processo. É importante estar atento com esses dois pontos para evitar mal cheiro. 

 

O enterramento é uma boa forma de destinar resíduos orgânicos por apresentar uma solução rápida, barata e que evita a produção de gases poluentes para os materiais descartados. 

Realize a vermicompostagem 

Sendo uma derivação do já citado processo de compostagem, a vermicompostagem é a técnica de destinação de resíduos que utiliza minhocas para a realização da degradação da matéria orgânica.  

 

A vermicompostagem, por ter a presença de minhocas no método, é realizada de forma muito mais rápida que a compostagem comum, visto que os vermes contribuem para a aceleração da decomposição da matéria orgânica. 

 

Ademais, a vermicompostagem, além de ser um excelente método de destinação para resíduos orgânicos, também resulta na produção de húmus, um fertilizante rico em nutrientes que pode ser comercializado. 

 

Tomando as decisões certas e optando pela melhor forma de realizar a destinação final dos resíduos orgânicos produzidos pela sua empresa, você estará contribuindo de forma ativa com o meio ambiente e com o presente e futuro da sociedade. 

 

E necessitando de uma empresa especializada em resíduos para te auxiliar no processo, você pode contar com a experiência da Pró-Ambiental. São 15 anos de respeito no mercado e excelência em tratamento, destinação final e transporte de resíduos. 

 

COMPARTILHE ESTE ARTIGO

Matérias Relacionados

Você sabe o que é o CDF (Certificado de Destinação Final de Resíduos)? Especialmente se sua emp

Se a sua empresa trabalha com alguma atividade que envolva resíduos perigosos, é essencial que voc

Se a sua empresa, durante o dia a dia de trabalho, produz algum tipo de resíduo, saiba que muito pr

Classificar e caracterizar resíduos, apesar de soarem como termos parecidos, são duas fases bem di

Processo de grande importância para a preservação do meio ambiente, a reciclagem figura entre um

A pandemia do Coronavírus trouxe para o mundo uma série de mudanças no cotidiano das pessoas. E u

O uso de sinalização de segurança é obrigatório em todas empresas que admitam empregados como t

Cada vez mais, uma gestão de resíduos eficiente torna-se indispensável para qualquer empresa que

Presentes ativamente no nosso dia a dia por meio de baterias, pilhas, remédios vencidos, pneus, car

Manter uma gestão de resíduos químicos eficiente e segura é essencial para todos os laboratório

Junte-se ao grupo exclusivo de conteúdos

e receba informações com prioridade!

hhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh