Como tratar os resíduos da metalurgia?

A metalurgia é uma das áreas mais importantes do mundo. A ciência está relacionada com a produção e a purificação de metais, a manufatura de ligas e o desempenho de metais na engenharia. Ou seja, tudo o que utilizamos hoje, celulares, computadores, carros, dependem da atuação da metalurgia. Só em Minas Gerais as metalúrgicas correspondem a 28% do Produto Interno Bruto (PIB) do estado. No Brasil as metalurgias representam 22,5% da fatia do PIB nacional.

Junto com a força da indústria, também vem o problema da geração de resíduos. Na indústria metalúrgica os resíduos gerados são, em sua maioria, perigosos e provenientes de processos como lavagens de chapas, tornos e pinturas. Produtos como óleos, óxidos e tintas resultantes de processos da metalurgia são considerado tóxicos e até cancerígenos devido à quantidade de metais pesados e substâncias perigosas presentes em sua composição.

Leis

Segundo o art. 2º da resolução nº 313 os resíduos sólidos industriais são todos os resultantes da indústria que não podem ser lançados em cursos de água ou em rede pública de esgoto. Para o Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) as metalúrgicas são as responsáveis pelo tratamento de resíduos e efluentes, evitando o lançamento desses no meio ambiente.

O órgão, em sua resolução nº 430 exige a ausência de Poluentes Orgânicos Persistentes (POPs), o não lançamento em águas de classe especial, mesmo que o efluente seja tratado, pH entre 5 e 9, temperatura inferior a 40ºC, bem como variações de 3ºC na mistura, até 1 ml/L de materiais sedimentáveis quando o lançamento ocorrer em lagos e lagoas de pouca circulação de água, limite de óleos minerais de até 20 mg/L, ausência de materiais flutuantes, máximo de 15 mg/L de Fe dissolvido, o efluente não deverá ter potencial para causar efeito tóxico aos organismos aquáticos no corpo receptor.

É válido ressaltar que a metalúrgica que descumprir as regras está passível de multas e até o fechamento da unidade.


Veja também:

>> Como identificar e fazer o tratamento adequado de resíduos sólidos

>> Saiba como identificar e tratar os efluentes líquidos industriais


Gestão e Tratamento

Existem várias soluções para tratar os resíduos provenientes da metalurgia. É necessário que as metalúrgicas identifiquem os tipos de resíduos que a empresa produz para realizar o tratamento viável e correto.

Todavia, é preciso ainda que as metalúrgicas busquem soluções que geram menos impacto no meio ambiente e que também possibilite a diminuição de custos para a empresa.

A maioria dos resíduos sólidos gerados em indústrias se encaixam nas seguintes categorias:

  • Resíduos Inorgânicos – Compostos por produtos manufaturados, tais como plásticos, cortiças, espumas, metais e tecidos;
  • Resíduos Sólidos Industriais – São os gerados nos processos produtivos e instalações industriais. Podem ser descartados em estado sólido ou semissólido, como lodos e alguns líquidos contaminantes, que não podem ser lançados na rede pública de esgotos ou corpos d’água;
  • Resíduos Especiais – Os riscos que representam para o meio ambiente e a saúde pública são outra forma de classificação de resíduos considerados especiais. Podem ser gerados em atividades industriais, hospitalares, agrícolas, entre outras, e exigem cuidados especiais no seu acondicionamento, transporte, tratamento e destino final.

Para fazer o gerenciamento e tratamento correto desses resíduos a sua metalúrgica pode contar com os serviços da Pró-Ambiental. A empresa é especialista no acondicionamento, gestão e tratamento de resíduos de metalúrgicas. Possui caminhões equipados e funcionários altamente treinados para recolher corretamente o resíduo sem causar danos ao meio ambiente ou às pessoas.

Entre em contato agora mesmo com a Pró-Ambiental. Clique aqui e nos envie uma mensagem. 

COMPARTILHE ESTE ARTIGO

Matérias Relacionados

O transporte é um dos pilares da economia de um país. O sistema é o principal responsável por a

O mercado dos tratamentos de estética é um dos que mais movimentam o país. Segundo a Associação

Todo o local que oferece algum tipo de serviço gera resíduo. Comércios, bares, restaurantes, loja

Tem uma micro, pequena, média ou grande empresa e não sabe o que fazer com a quantidade de resídu

Uma das situações mais impressionantes da realidade atual é a crescente demanda de tratamento de

O tratamento adequado de resíduos deve fazer parte da rotina de empresas de todas as áreas. Além

Junte-se ao grupo exclusivo de conteúdos

e receba informações com prioridade!

Top

hhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh