Você sabe o que é a logística reversa? Veja como aplicar na sua empresa

 

A instauração de novos pequenos hábitos sustentáveis durante o dia a dia da sua empresa pode ser determinante para a preservação do meio ambiente, impactando diretamente tanto na imagem da sua companhia quanto, principalmente, na preservação da natureza.

 

O processo de logística reversa é uma forma muito eficiente de manter o compromisso com as questões ambientais. Com um foco na reutilização no processo produtivo de materiais já usados e que poderiam ser descartados, a logística reversa é uma aliada em potencial de questões sustentáveis. 

 

Mas afinal, você sabe o que efetivamente é a logística reversa? Nesse artigo vamos elucidar sobre os principais pontos positivos desse processo tão importante. 

Qual conceito por trás da logística reversa? 

 

 

Sabemos que o acúmulo de resíduos sólidos na atmosfera é um problema real de nosso tempo e deve ser combatido. A logística reversa surge exatamente nesse cenário: minimizar ao máximo esse acúmulo, reutilizando e reaproveitando matéria prima já usada anteriormente. 

 

A logística reversa consiste na volta do produto adquirido pelo consumidor para a empresa de origem, valorizando sempre o baixo custo e a agilidade existente nesse processo. E dentro do raciocínio da logística reversa, questões como políticas de trocas e devoluções e postos para devolução de produtos estão inclusas. 

 

Em suma, o processo da logística reversa é um conjunto de estratégias para reduzir o acúmulo de resíduos sólidos e ao mesmo tempo promover uma economia de matéria prima por parte da empresa responsável por meio da reutilização. 

 

Como planejar e aplicar a logística reversa? 

 

 

Para realizar esse processo com sucesso e sem maiores problemas, é imprescindível que você tenha um bom planejamento sobre como a logística reversa irá se desenvolver na sua empresa. Para isso, alguns pontos devem ser levados em consideração: 

 

  • Detalhe muito bem a política de trocas, reparos e devoluções de sua empresa. Apresente de forma clara para seu consumidor todas as possibilidades que envolvem esse assunto. 
  • Apresente o ciclo de vida do seu produto para o cliente de forma que ele consiga saber como proceder quando a vida útil do objeto acabar. 
  • Escolha com cautela o tratamento e a destinação final correta e específica para cada produto devolvido, assim como suas embalagens.
  • Liste o motivo das devoluções de produtos. Assim, você estará identificando as problemáticas existentes na produção e conseguirá solucioná-las mais facilmente.   
  • Motive seus consumidores a devolverem os produtos para empresa após a vida útil terminar. 

 

Quais as vantagens da logística reversa?

 

 

Em primeiro lugar, é importante ressaltar que existem leis que obrigam as empresas a recolherem os resíduos provenientes de seus produtos. Dessa forma, realizar a logística reversa é uma garantia de que sua empresa estará dentro das normas legislativas. 

 

Além dessa questão, temos dois pontos importantes também. Primeiro e mais óbvio, sua empresa estará contribuindo ativamente para a redução de descarte indevido de resíduos, agindo assim em conformidade com o meio ambiente. 

 

E por último mas não menos importante, adotar a logística reversa é uma atitude que trará uma publicidade positiva para a imagem da sua empresa.

 

 Logo, o útil se unirá ao agradável. Ao mesmo tempo em que você estará fazendo sua parte para a preservação da natureza, a imagem da sua companhia será de uma empresa que efetivamente se importa com o meio ambiente e pensa em um futuro melhor para a sociedade. 

COMPARTILHE ESTE ARTIGO

Matérias Relacionados

3 pilares sustentáveis para o sucesso da sua empresa

Na era moderna da indústria, a gestão eficaz de resíduos industriais tornou-se uma prioridade absoluta para empresas que buscam não apenas cumprir regulamentações governamentais, mas também promover a sustentabilidade ambiental e garantir a segurança de seus colaboradores e da comunidade. Dessa forma, exploraremos os três pilares fundamentais que sustentam o sucesso na gestão de resíduos […]

Legislações ambientais para o tratamento de efluentes industriais

A preocupação com a preservação do meio ambiente tem levado governos e órgãos reguladores em todo o mundo a implementarem leis e regulamentações rigorosas para controlar o descarte de efluentes industriais. Essas legislações têm como objetivo principal garantir que as atividades industriais não causem danos significativos aos recursos naturais e à saúde pública.   Normas e […]

A Pró-Ambiental, com 20 anos de tradição e excelência em Minas Gerais, expandiu há 10 anos suas operações para o Rio de Janeiro, demonstrando o compromisso contínuo com a gestão responsável de resíduos e preservação ambiental. Além disso, a Pró Ambiental busca fortalecer sua presença no cenário nacional prolongando sua rede de conexões, oferecendo serviços […]

Intercement reconhece a excelência da Pró-Ambiental em avaliação de fornecedores

A Pró-Ambiental tem o orgulho de anunciar o reconhecimento concedido pela Intercement, um dos nossos grandes parceiros de negócios, pelo excepcional desempenho dos nossos serviços oferecidos em gestão e tratamento de resíduos. A pontuação foi realizada com base nos parâmetros aos critérios de avaliação de fornecedores estabelecidos pela Intercement.  Com base nos critérios de avaliação […]

A Pró Ambiental realizou o treinamento de prevenção e combate a incêndio na Unidade de Carapebus, no Rio de Janeiro. O, realizado pelo Técnico em Segurança do Trabalho, Lieberti Antônio da Silva, teve como objetivo instruir e capacitar os colaboradores da empresa, a fim de evitar acidentes e garantir que todos adotem uma postura mais […]

Em Novembro deste ano, a Pró Ambiental recebeu a visita dos alunos do último período de Engenharia Ambiental, da Universidade Federal de Lavras. A visita teve como objetivo principal, propiciar conhecimentos em relação aos processos de coleta, transporte e destinação final dos resíduos. As empresas exercem o papel de formadores de valores dentro das relações […]

A Pró-Ambiental, sendo uma empresa que zela pela sustentabilidade no desenvolvimento de todas suas atividades, concluiu, neste mês, um projeto de grande importância, a expansão do Aterro Industrial Classe I, este por sua vez devidamente licenciado e operando no estado de Minas Gerais. Lembrando que toda a tecnologia aplicada garante o funcionamento e operação do […]

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) é regulamentada pela legislação brasileira através da Consolidação das Leis de Trabalho (CLT), juntamente com a NR-05 (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), e funciona como veículo, extremamente necessário para implementação e aprimoramento do ambiente seguro de trabalho.  Está previsto dentro da legislação que hajam representantes entre […]

Até o dia 28 de fevereiro de 2020, os geradores instalados em Minas Gerais cujas atividades ou empreendimentos sejam enquadrados nas classes 1 a 6, conforme Anexos Únicos da Deliberação Normativa Copam nº 217/2017 e Deliberação Normativa Copam n° 74/2004, excluídas as respectivas listagens G, e licenciados pela SEMAD ou Prefeituras conveniadas, deverão enviar à Feam, […]

  No final do ano de 2019 o SINDLURB – Sindicato das Empresas de Coleta, limpeza e Industrialização de Resíduos de Minas Gerais realizou uma confraternização com todos os associados. O evento, já tradicional no Sindicato, contou com a participação do presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, de vários empresários, amigos e parceiros. Na ocasião foi […]

Junte-se ao grupo exclusivo de conteúdos

e receba informações com prioridade!

hhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh