Você sabe o que é a logística reversa? Veja como aplicar na sua empresa

 

A instauração de novos pequenos hábitos sustentáveis durante o dia a dia da sua empresa pode ser determinante para a preservação do meio ambiente, impactando diretamente tanto na imagem da sua companhia quanto, principalmente, na preservação da natureza.

 

O processo de logística reversa é uma forma muito eficiente de manter o compromisso com as questões ambientais. Com um foco na reutilização no processo produtivo de materiais já usados e que poderiam ser descartados, a logística reversa é uma aliada em potencial de questões sustentáveis. 

 

Mas afinal, você sabe o que efetivamente é a logística reversa? Nesse artigo vamos elucidar sobre os principais pontos positivos desse processo tão importante. 

Qual conceito por trás da logística reversa? 

 

 

Sabemos que o acúmulo de resíduos sólidos na atmosfera é um problema real de nosso tempo e deve ser combatido. A logística reversa surge exatamente nesse cenário: minimizar ao máximo esse acúmulo, reutilizando e reaproveitando matéria prima já usada anteriormente. 

 

A logística reversa consiste na volta do produto adquirido pelo consumidor para a empresa de origem, valorizando sempre o baixo custo e a agilidade existente nesse processo. E dentro do raciocínio da logística reversa, questões como políticas de trocas e devoluções e postos para devolução de produtos estão inclusas. 

 

Em suma, o processo da logística reversa é um conjunto de estratégias para reduzir o acúmulo de resíduos sólidos e ao mesmo tempo promover uma economia de matéria prima por parte da empresa responsável por meio da reutilização. 

 

Como planejar e aplicar a logística reversa? 

 

 

Para realizar esse processo com sucesso e sem maiores problemas, é imprescindível que você tenha um bom planejamento sobre como a logística reversa irá se desenvolver na sua empresa. Para isso, alguns pontos devem ser levados em consideração: 

 

  • Detalhe muito bem a política de trocas, reparos e devoluções de sua empresa. Apresente de forma clara para seu consumidor todas as possibilidades que envolvem esse assunto. 
  • Apresente o ciclo de vida do seu produto para o cliente de forma que ele consiga saber como proceder quando a vida útil do objeto acabar. 
  • Escolha com cautela o tratamento e a destinação final correta e específica para cada produto devolvido, assim como suas embalagens.
  • Liste o motivo das devoluções de produtos. Assim, você estará identificando as problemáticas existentes na produção e conseguirá solucioná-las mais facilmente.   
  • Motive seus consumidores a devolverem os produtos para empresa após a vida útil terminar. 

 

Quais as vantagens da logística reversa?

 

 

Em primeiro lugar, é importante ressaltar que existem leis que obrigam as empresas a recolherem os resíduos provenientes de seus produtos. Dessa forma, realizar a logística reversa é uma garantia de que sua empresa estará dentro das normas legislativas. 

 

Além dessa questão, temos dois pontos importantes também. Primeiro e mais óbvio, sua empresa estará contribuindo ativamente para a redução de descarte indevido de resíduos, agindo assim em conformidade com o meio ambiente. 

 

E por último mas não menos importante, adotar a logística reversa é uma atitude que trará uma publicidade positiva para a imagem da sua empresa.

 

 Logo, o útil se unirá ao agradável. Ao mesmo tempo em que você estará fazendo sua parte para a preservação da natureza, a imagem da sua companhia será de uma empresa que efetivamente se importa com o meio ambiente e pensa em um futuro melhor para a sociedade. 

COMPARTILHE ESTE ARTIGO

Matérias Relacionados

A Pró-Ambiental, sendo uma empresa que zela pela sustentabilidade no desenvolvimento de todas suas

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) é regulamentada pela legislação brasileira

Até o dia 28 de fevereiro de 2020, os geradores instalados em Minas Gerais cujas atividades ou emp

  No final do ano de 2019 o SINDLURB – Sindicato das Empresas de Coleta, limpeza e Indust

A Pró-Ambiental participou do Expo Hospital Brasil, maior vitrine para geração de negócios e con

Prezado cliente, no intuito de orientá-lo sobre a nova exigência do Estado de Minas Gerais em rel

A Pró Ambiental realizou o treinamento de prevenção e combate a incêndio na Unidade de Carapebus

Precisou dos serviços da Pró-Ambiental e não sabe onde nos encontrar? Veja onde estão nossos pon

Um dos assuntos que mais “quebram a cabeça” dos donos de empresa é como fazer o manejo correto

A Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) é um programa do Ministério do Meio Ambiente

Junte-se ao grupo exclusivo de conteúdos

e receba informações com prioridade!

hhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh