Como escolher uma empresa para fazer a gestão dos resíduos do seu negócio?

Especialmente nos anos em que vivemos, pensar em um futuro mais sustentável é de uma importância enorme. Dentro do ramo dos negócios, se certificar de que sua empresa está seguindo uma cartilha de ações benéficas para a natureza, torna-se uma obrigação. 

No entanto, para essa tarefa ser realizada com êxito e sem maiores percalços, a escolha de uma empresa parceira preparada para realizar uma gestão de resíduos eficiente torna-se o diferencial para o sucesso ou fracasso de suas futuras práticas ecologicamente corretas.

Pensando em te auxiliar nesse momento de escolha, separamos neste artigo 4 pontos que te explicam passo por passo como escolher a melhor empresa para auxiliar a gestão de resíduos no seu negócio.

 

Por que preciso de uma empresa para me auxiliar?

Seguindo a legislação brasileira, as empresas são inteiramente responsáveis pela produção dos resíduos provenientes de suas atividades. E como “responsável”, entende-se que é dever da própria companhia se atentar desde a produção do resíduo até o momento de destinação final. 

No entanto, mesmo com o necessário engajamento dos funcionários na adoção de práticas sustentáveis, algumas tarefas podem não ser realizadas da melhor forma pela falta de equipamentos ou até mesmo da expertise necessária que apenas uma empresa especializada pode oferecer.

É nesse cenário que uma boa e confiável empresa de gestão de resíduos se mostra necessária. Ao deixar essas atividades na mão de profissionais,a gestão residual do seu negócio ocorrerá de maneira correta e fluida. 

 

Pesquise sobre os serviços prestados pela empresa

Nesse primeiro momento, o passo a ser tomado é realizar uma pesquisa de mercado, analisando quais empresas apresentam os melhores benefícios e serviços efetivos. 

É recomendável que você visite pessoalmente a sede da empresa, se atentando em aspectos importantes como a infraestrutura apresentada, a prestatividade e proatividade dos funcionários e as formas de tratamento de resíduos lá utilizadas. 

Sabendo com precisão a forma de trabalho da empresa em cada um desses tópicos, você poderá contratar os serviços prestados sem preocupações.

 

Cheque a documentação da empresa

No ramo de coleta e destinação de resíduos, existem alguns documentos específicos que as empresas da área obrigatoriamente devem possuir. 

Verifique se a sua potencial parceira na gestão de resíduos está em dia com o licenciamento ambiental (CETESB) e sanitário (ANVISA), além de conferir se está tudo certo com o alvará. 

Checar a documentação da empresa é uma segurança, afinal, devemos priorizar sempre fechar negócio com parceiras devidamente regulamentadas.

 

Não ignore a experiência da empresa

Por último mas não menos importante, é essencial que você feche parceria com uma empresa que tenha um nome já estabelecido no mercado. 

Os anos de prática e relevância na área te garantirão um resultado final produtivo e totalmente benéfico para o seu negócio, portanto, pesquise sobre a história e a reputação que a empresa conquistou com o decorrer dos anos. 

A Pró-Ambiental tem mais de 15 anos de atuação, prática e excelência. Sendo uma referência no ramo, trabalhamos desde o processo de coleta, passando pelo transporte até a destinação final de resíduos. 

COMPARTILHE ESTE ARTIGO

Matérias Relacionados

Diariamente, uma enorme quantidade de resíduos dos mais diversos tipos é produzida pelas indústri

A Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária dispõe de regulamentos Técnicos a fim

Junte-se ao grupo exclusivo de conteúdos

e receba informações com prioridade!

hhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh