Como realizar um armazenamento de resíduos industriais

Diariamente, uma enorme quantidade de resíduos dos mais diversos tipos é produzida pelas indústrias e fábricas. São toneladas de objetos descartados que, se não destinados e armazenados de maneira correta, podem ocasionar em consideráveis impactos ambientais. 

Com essa informação em mente, prova-se necessário um processo de armazenamento de resíduos industriais que seja eficiente. Valorizando essa importante etapa, sua empresa estará contribuindo de forma ativa para questões socioambientais. 

No decorrer do artigo, separamos importantes pontos acerca desse processo do armazenamento de resíduos industriais.

 

Por que realizar o armazenamento de resíduos industriais?

Principalmente por estarmos vivendo em um século onde diariamente surgem novos tipos de produtos no mercado dos mais variados gêneros, tamanhos e consistências, o acúmulo residual, por consequência, cresce exponencialmente. 

No cotidiano das indústrias, esse cenário se potencializa, especialmente em casos de empresas que contam com objetos contaminantes, tóxicos e de alta periculosidade no dia a dia de trabalho. 

Portanto, essas empresas têm a responsabilidade social e ambiental de garantir que tais produtos não sejam descartados de qualquer maneira na natureza. E é nessa realidade que um armazenamento de resíduos industriais correto torna-se essencial. 

 

Como realizar um armazenamento de resíduos industriais?

Sabendo o motivo de realizar esse processo, o próximo passo é compreender como deve ser feito efetivamente o armazenamento de resíduos industriais. Para isso, algumas etapas devem ser bem elucidadas: 

  1. Conheça os resíduos gerados: Primeiro e primordial ponto é conhecer com exatidão quais são os resíduos que a sua empresa produz. 
  2. Classifique os resíduos: Agora, certifique de classificar cada resíduo de acordo com suas propriedades físicas e químicas. 
  3. Estabeleça um local apropriado: Outro ponto de grande importância é encontrar um local adequado para realizar o processo, de preferência longe de locais que possam ser facilmente contaminados. 
  4. Atenção nas normas de armazenagem: Especialmente em casos de resíduos perigosos, existem regras para serem seguidas. Siga as orientações da Associação Brasileira de Normas Técnicas para realizar a armazenagem de maneira correta.

 

Quais as vantagens de realizar um armazenamento correto de resíduos industriais?

Ao tomar as devidas precauções durante o gerenciamento de resíduos e realizar corretamente a armazenagem, você e sua empresa estarão gerando uma série de benefícios diretos e indiretos. 

Armazenando os resíduos, além de atender às legislações ambientais e evitar eventuais multas que poderiam ser cobradas, você também estará contribuindo para a economia da própria empresa. 

Por fim, a atitude de armazenar de forma correta os resíduos ambientais e otimizar a gestão de resíduos será totalmente positiva para a empresa em diversos aspectos extremamente importantes. 

Um bom gerenciamento de resíduos e a armazenagem correta são fatores imprescindíveis para qualquer empresa que possua uma consciência ambiental desenvolvida. Como citado no artigo, realizar esse processo é um passo que trará bons resultados para o local em que trabalha e, o mais importante, ajudará a preservar o meio ambiente. 

 

E claro, precisando de serviços desde a coleta, passando pelo transporte até a destinação final de resíduos? Conte com a experiência de 15 anos de atuação no mercado da Pró-Ambiental.

 

 

COMPARTILHE ESTE ARTIGO

Matérias Relacionados

Especialmente nos anos em que vivemos, pensar em um futuro mais sustentável é de uma importância

A Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária dispõe de regulamentos Técnicos a fim

Junte-se ao grupo exclusivo de conteúdos

e receba informações com prioridade!

Top

hhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh