Resíduos industriais – Conheça a classificação e a importância de fazer o descarte correto

O descarte correto de resíduos industriais é de extrema importância para o meio ambiente e para a saúde pública. De responsabilidade das empresas, o descarte incorreto pode implicar em vários problemas legais e ambientais. Mas como é feita a classificação dos resíduos industriais e o descarte correto?

Provenientes das sobras da produção, os resíduos industriais não podem ser descartados sem um controle adequado. Os resíduos industriais, na maioria das vezes, são de constituição mista e devido a isso é importante um diagnóstico correto para tomar as medidas que ajudem o meio ambiente e a saúde humana.

Resíduos industriais e suas classificações

No Brasil, os resíduos industriais são classificados segundo a norma NBR 10.004. A classificação é utilizada para determinar o descarte e tratamento adequado para cada tipo de resíduo. São três categorias distintas:

Resíduos industriais de classe I – perigosos

Os resíduos industriais de classe I, ou resíduos perigosos, podem ser identificados por meio de características como a inflamabilidade, toxicidade e corrosividade, dentre outras.

Resíduos industriais de classe II A – não inertes

Diferentemente dos resíduos de classe I, os classificados como Classe II A, ou resíduos não perigosos e não inertes, não apresentam periculosidade, podendo conter características de combustão, biodegradabilidade e solubilidade.

Resíduos industriais de classe II B – inertes

Resíduos industriais de classe II B ou não perigosos e inertes são aqueles que não apresentam nenhum de seus constituintes solubilizados em concentrações superiores aos padrões de potabilidade da água quando submetidos a testes de solubilização.

Políticas ambientais

Com o crescimento da atividade industrial, o Ministério do Meio Ambiente e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) desenvolveram um inventário nacional para ajudar na regulação das indústrias nacionais.

Segundo a legislação, os geradores são responsáveis pelo gerenciamento, transporte e tratamento e destinação final dos resíduos.

É necessário que as empresas tenham consciência das consequências do descarte incorreto dos resíduos industriais. Tóxicos e poluentes, os resíduos provocam alterações no solo e na água, quando descartados de forma irregular, podendo causar grandes prejuízos ao meio ambiente e à saúde humana, provocando doenças e até mortes nas comunidades afetadas.

Além dos danos citados acima, o descarte incorreto resulta em punições severas para a própria empresa geradora dos resíduos. A Lei 6.938/1981 – Política Nacional do Meio Ambiente.define que o poluidor é obrigado a indenizar pelos danos ambientais que causar

A empresa também pode perder financiamento, pois diversas instituições financeiras exigem o licenciamento ambiental.


Benefícios

Empresa que cuida do meio ambiente também colhe os frutos de tomar a atitude correta. Com uma maior consciência ambiental por parte do consumidor, também se torna cada vez mais importante as empresas se posicionarem a favor do meio ambiente.

O chamado Marketing Verde abre as portas para negócios com outras empresas e clientes que dão prioridade a quem cuida e preserva o meio ambiente.

 

Cuidar do meio ambiente não se trata apenas de um posicionamento ideológico, mas também de uma exigência legal.  Conte com a Pró-Ambiental pra regularizar as políticas ambientais de tratamento de resíduo da sua empresa.  Para saber outras informações, entre em contato conosco através da nossa aba contato no site. 

 

COMPARTILHE ESTE ARTIGO

Matérias Relacionados

Cada vez mais, uma gestão de resíduos eficiente torna-se indispensável para qualquer empresa que

  A instauração de novos pequenos hábitos sustentáveis durante o dia a dia da sua empresa p

Presentes ativamente no nosso dia a dia por meio de baterias, pilhas, remédios vencidos, pneus, car

Manter uma gestão de resíduos químicos eficiente e segura é essencial para todos os laboratório

Especialmente nos anos em que vivemos, pensar em um futuro mais sustentável é de uma importância

Antes de começarmos uma reforma, muitas vezes pensamos apenas nas fases iniciais do processo. Dessa

Diariamente, uma enorme quantidade de resíduos dos mais diversos tipos é produzida pelas indústri

Com a velocidade que as inovações tecnológicas progridem e são lançadas ano após ano, o acúmu

Todos os tipos de resíduos apresentam um grau de periculosidade para a saúde humana e para o meio

O Brasil é um dos países com o maior número de montadoras de veículos no mundo. O mercado é um

Junte-se ao grupo exclusivo de conteúdos

e receba informações com prioridade!

Top

hhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh