Você conhece as propriedades dos resíduos perigosos?

Uma das situações mais impressionantes da realidade atual é a crescente demanda de tratamento de toneladas e toneladas de resíduos sólidos, produzidas por um consumismo avassalador. 
No Brasil não é diferente. Segundo relatório recente da Abrelpe (2016), são cerca de sete milhões de resíduos sólidos gerados por ano que, ou deixam de serem coletados, ou não recebem uma destinação adequada, afetando mais de 90 milhões de pessoas em todo o território nacional. Os problemas causados por causa das propriedades dos resíduos incluem desde o alagamento de cidades nos ciclos chuvosos, a poluição atmosférica e hídrica (aqui incluídos rios, lagos e mananciais) e o efeito estufa (geração de gás metano no processo de decomposição), até o surgimento de doenças diversas.
Como um dos maiores pilares do capitalismo, a industrialização se posiciona como a maior geradora de resíduos perigosos do planeta, responsáveis pelos grandes riscos potenciais à saúde  pública e ao meio ambiente, em função do potencial que carregam de inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade e patogenicidade.
Assim, cabe a elas uma importante questão: como proceder diante de tão graves riscos dos resíduos perigosos?
Na opinião da Pró-Ambiental, cada indústria deve procurar agir em duas frentes simultâneas e contínuas, independente do setor onde atua. De um lado, visar a maior conscientização e a melhor gestão dos seus processos produtivos, para reduzir resíduos ou reaproveitá-los sempre que viável.
De outro, conhecer a fundo as propriedades dos resíduos perigosos que gera, identificando processos e atividades dos quais resultam e também os seus constituintes e suas características, de acordo com as matérias-primas e insumos que utilizam.


A Pró-Ambiental atua como parceira das indústrias na identificação das propriedades dos resíduos perigosos e na forma ideal de lidar com eles, conforme a sua composição.

Entenda agora o que elas representam:

Inflamabilidade – vem a ser a facilidade de alguns resíduos entrarem em combustão e até mesmo de forma espontânea;

Corrosividade simboliza uma característica ácida intrínseca de um resíduo, que pode atacar materiais e organismos vivos;

Reatividade – segundo esta propriedade, os resíduos podem reagir com outras substâncias, de forma violenta e imediata, liberando calor e energia;

Toxicidade – implica na ação dos resíduos sobre organismos vivos, cujos danos às suas estruturas biomoleculares podem ser de natureza carcinogênica, teratogênica e mutagênica, entre outras;

Patogenicidade – a existência de características biológicas infecciosas que, por meio de micro-organismos ou de suas toxinas, causam doenças nos homens e nos animais.


Com sede administrativa em Lavras (MG) e nove unidades de transbordo, a Pró-Ambiental utiliza tecnologias de ponta em todas as operações, frota própria e sistema logístico informatizado e monitorado, propiciando segurança, qualidade e desenvolvimento sustentável para mais de 4.200 clientes distribuídos em 543 municípios do país.

Para saber como sua empresa  contratar as soluções disponíveis de coleta, transporte, tratamento e destinação final dos resíduos industriais ou de saúde da sua empresa,  entre em contato com a gente através dos telefones  (35) 3826-9038 / 3826-9048 / 9 9127-0383 ou no email: proambiental@proambientaltecnologia.com.br


COMPARTILHE ESTE ARTIGO

Matérias Relacionados

Presentes ativamente no nosso dia a dia por meio de baterias, pilhas, remédios vencidos, pneus, car

Manter uma gestão de resíduos químicos eficiente e segura é essencial para todos os laboratório

Especialmente nos anos em que vivemos, pensar em um futuro mais sustentável é de uma importância

Antes de começarmos uma reforma, muitas vezes pensamos apenas nas fases iniciais do processo. Dessa

Diariamente, uma enorme quantidade de resíduos dos mais diversos tipos é produzida pelas indústri

A incineração de resíduos é uma prática extremamente sustentável e que traz uma série de bene

Para onde vão os resíduos que são produzidos? No mundo são mais de sete milhões de seres humano

O Brasil possui uma grande venda anual de veículos. Com as vendas e também com a fabricação em a

A metalurgia é uma das áreas mais importantes do mundo. A ciência está relacionada com a produç

O transporte é um dos pilares da economia de um país. O sistema é o principal responsável por a

Junte-se ao grupo exclusivo de conteúdos

e receba informações com prioridade!

Top

hhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh