O tratamento adequado de resíduos deve fazer parte da rotina de empresas de todas as áreas. Além da preocupação com o meio ambiente, cada vez mais valorizada, há outras implicações e vantagens para os negócios quando as empresas dão a devida importância ao tratamento de resíduos.
A palavra sustentabilidade é o alicerce de quando falamos de tratamento de resíduos. Além dos resíduos sólidos, orgânicos e recicláveis, as empresas podem produzir resíduos industriais, resíduos líquidos e resíduos de saúde. A coleta de resíduos incorreta, assim como o tratamento ineficaz, provoca modificações no solo dos aterros, contaminação da água e do meio ambiente.
Reduzir, reutilizar e reciclar
Uma das vantagens do tratamento de resíduos sólidos é reduzir os custos de produção e aumentar os lucros finais da empresa. Para esses resultados, vale ressaltar a regra dos três “R”: reduzir, reutilizar e reciclar. Que significa reduzir a quantidade de resíduos produzidos, diminuindo, por exemplo, a quantidade de plásticos e embalagens não biodegradáveis de seus produtos; reutilizar diretamente materiais, geralmente tornando-os disponíveis novamente dentro do ciclo produtivo, seja sob a forma de embalagens ou recipientes vítreos; e, por fim, desenvolver novos sistemas voltados ao reaproveitamento de certos resíduos como inputs em novos sistemas produtivos.
Normas ambientais
Outra vantagem que uma empresa pode obter é adequar seus procedimentos às normas ambientais da família ISO 14.000. Ou seja, estabelecer diretrizes estatutárias de forma a adaptar sua gestão a finalidades voltadas à sustentabilidade ambiental, não somente internamente como também se preocupando com a manutenção de seus ecossistemas circundantes.
Política Nacional de Resíduos Sólidos
Atualmente, a Lei nº 12.305/10 busca a prevenção e redução na geração de resíduos e, assim, permitir o enfrentamento dos problemas ambientais no país. A lei propõe práticas para viabilizar a sustentabilidade do consumo e métodos como a reciclagem, reutilização e destinação correta dos resíduos.
A lei também responsabiliza fabricantes, consumidores e cidadãos pelo manejo dos resíduos. As metas estipuladas pela legislação também visam a eliminação de aterros irregulares no território nacional.
A Lei nº 12.305/10 é de suma importância para o Brasil e na inclusão de catadores de materiais recicláveis.
Deveres e direitos
O cumprimento das normas ambientais também evitam problemas com a lei brasileira. O descarte de resíduos líquidos em rios ou na rede de esgoto sem tratamento é crime. Ou seja, quem pratica o ato está sujeito a autuações e multas de órgãos como Cetesb, Ibama, Polícia Ambiental e Ministério Público e, casos extremos, prisão dos responsáveis pelas empresas envolvidas.
Bancos exigem o licenciamento ambiental para financiar projetos, uma vez que também podem ser punidos se as obras financiadas prejudicarem o meio ambiente. Por exemplo, a Lei 6.938/81, artigo 12 prevê que é possível sanção administrativa por danos causados ao meio ambiente, resultando em perda ou suspensão de participação em linhas de financiamento público.
Reconhecimento
Com um trabalho ambiental eficiente, uma empresa tem a autoridade para desenvolver campanhas institucionais, destacando recursos financeiros e humanos para finalidade de conservação e a preservação da natureza e, desta forma, subsidiando alguns procedimentos internos a fim de obter a certificação ambiental emitida por órgãos como a Associação Brasileira de Normas Técnica.
A rotulagem ambiental de produtos pode produzir resultados interessantes para a empresa, que passa a obter vantagens fiscais, além da propaganda promocional do marketing ambiental como diferencial frente ao mercado consumidor. Hoje, existe um maior engajamento dos clientes pela causa ambiental. O chamado marketing verde, tem sido cada vez mais decisivo na hora de optar por um produto. Empresas que enxergam isso, se diferenciam no mercado. Mas é importante frisar que não basta apenas criar a mensagem; é preciso que ela se reflita nas atitudes corporativas.
Apoiar iniciativas de projetos sociais e ambientais promovidas pelo terceiro setor também é outra forma de obter vantagens comerciais em termos de marketing, além de conseguir redução das taxas cobradas pelo imposto de renda.
À primeira vista, investir no tratamento de resíduos pode parecer incômodo e gerar um custo desnecessário para sua empresa, mas o fato é que uma política ambiental bem estabelecida só traz benefício para a empresa e sociedade.
Como sua empresa realiza o tratamento dos resíduos?
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