Você sabe a importância do tratamento de resíduos para sua empresa?

O tratamento adequado de resíduos deve fazer parte da rotina de empresas de todas as áreas. Além da preocupação com o meio ambiente, cada vez mais valorizada, há outras implicações e vantagens para os negócios quando as empresas dão a devida importância ao tratamento de resíduos.

A palavra sustentabilidade é o alicerce de quando falamos de tratamento de resíduos. Além dos resíduos sólidos, orgânicos e recicláveis, as empresas podem produzir resíduos industriais, resíduos líquidos e resíduos de saúde. A coleta de resíduos incorreta, assim como o tratamento ineficaz, provoca modificações no solo dos aterros,  contaminação da água e do meio ambiente.

 

Reduzir, reutilizar e reciclar

Uma das vantagens do tratamento de resíduos sólidos é reduzir os custos de produção e aumentar os lucros finais da empresa. Para esses resultados, vale ressaltar a regra dos três “R”: reduzir, reutilizar e reciclar. Que significa reduzir a quantidade de resíduos produzidos, diminuindo, por exemplo, a quantidade de plásticos e embalagens não biodegradáveis de seus produtos; reutilizar diretamente materiais, geralmente tornando-os disponíveis novamente dentro do ciclo produtivo, seja sob a forma de embalagens ou recipientes vítreos; e, por fim, desenvolver novos sistemas voltados ao reaproveitamento de certos resíduos como inputs em novos sistemas produtivos.

 

Normas ambientais

Outra vantagem que uma empresa pode obter é adequar seus procedimentos às normas ambientais da família ISO 14.000. Ou seja, estabelecer diretrizes estatutárias de forma a adaptar sua gestão a finalidades voltadas à sustentabilidade ambiental, não somente internamente como também se preocupando com a manutenção de seus ecossistemas circundantes.

 

Política Nacional de Resíduos Sólidos

Atualmente, a Lei nº 12.305/10 busca a prevenção e redução na geração de resíduos e, assim, permitir o enfrentamento dos problemas ambientais no país. A lei propõe práticas para viabilizar a sustentabilidade do consumo e métodos como a reciclagem, reutilização e destinação correta dos resíduos.

A lei também responsabiliza fabricantes, consumidores e cidadãos pelo manejo dos resíduos. As metas estipuladas pela legislação também visam a eliminação de aterros irregulares no território nacional.

A Lei nº 12.305/10 é de suma importância para o Brasil e na inclusão de catadores de materiais recicláveis.

 

Deveres e direitos

O cumprimento das normas ambientais também evitam problemas com a lei brasileira. O descarte de resíduos líquidos em rios ou na rede de esgoto sem tratamento é crime. Ou seja, quem pratica o ato está sujeito a autuações e multas de órgãos como Cetesb, Ibama, Polícia Ambiental e Ministério Público e, casos extremos, prisão dos responsáveis pelas empresas envolvidas.

Bancos exigem o licenciamento ambiental para financiar projetos, uma vez que também podem ser punidos se as obras financiadas prejudicarem o meio ambiente. Por exemplo, a Lei 6.938/81, artigo 12 prevê que é possível sanção administrativa por danos causados ao meio ambiente, resultando em perda ou suspensão de participação em linhas de financiamento público.

 

Reconhecimento

Com um trabalho ambiental eficiente, uma empresa tem a autoridade para desenvolver campanhas institucionais, destacando recursos financeiros e humanos para finalidade de conservação e a preservação da natureza e, desta forma, subsidiando alguns procedimentos internos a fim de obter a certificação ambiental emitida por órgãos como a Associação Brasileira de Normas Técnica. 

A rotulagem ambiental de produtos pode produzir resultados interessantes para a empresa, que passa a obter vantagens fiscais, além da propaganda promocional do marketing ambiental como diferencial frente ao mercado consumidor. Hoje, existe um maior engajamento dos clientes pela causa ambiental. O chamado marketing verde, tem sido cada vez mais decisivo na hora de optar por um produto. Empresas que enxergam isso, se diferenciam no mercado. Mas é importante frisar que não basta apenas criar a mensagem; é preciso que ela se reflita nas atitudes corporativas.

 

Apoiar iniciativas de projetos sociais e ambientais promovidas pelo terceiro setor também é outra forma de obter vantagens comerciais em termos de marketing, além de conseguir redução das taxas cobradas pelo imposto de renda.

À primeira vista, investir no tratamento de resíduos pode parecer incômodo e gerar um custo desnecessário para sua empresa, mas o fato é que uma política ambiental bem estabelecida só traz benefício para a empresa e sociedade.

Como sua empresa realiza o tratamento dos resíduos?

Se você tem dúvidas de como aplicar ou otimizar esse processo, acesse a página da Pró-Ambiental no Facebook ou o nos envie uma mensgem  através do site.  A Pró-Ambiental tem como valores principais a ética e a sustentabilidade e há 15 anos trabalha para desenvolver e valorizar o capital humano e o meio ambiente. 

 

COMPARTILHE ESTE ARTIGO

Matérias Relacionados

Presentes ativamente no nosso dia a dia por meio de baterias, pilhas, remédios vencidos, pneus, car

Manter uma gestão de resíduos químicos eficiente e segura é essencial para todos os laboratório

Especialmente nos anos em que vivemos, pensar em um futuro mais sustentável é de uma importância

Antes de começarmos uma reforma, muitas vezes pensamos apenas nas fases iniciais do processo. Dessa

Diariamente, uma enorme quantidade de resíduos dos mais diversos tipos é produzida pelas indústri

A incineração de resíduos é uma prática extremamente sustentável e que traz uma série de bene

Para onde vão os resíduos que são produzidos? No mundo são mais de sete milhões de seres humano

O Brasil possui uma grande venda anual de veículos. Com as vendas e também com a fabricação em a

A metalurgia é uma das áreas mais importantes do mundo. A ciência está relacionada com a produç

O transporte é um dos pilares da economia de um país. O sistema é o principal responsável por a

Junte-se ao grupo exclusivo de conteúdos

e receba informações com prioridade!

Top

hhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh