Veja como fazer a destinação e tratamento corretos de resíduos de origem animal.

O Brasil é um dos países que mais produzem e consomem carne no mundo. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2017, o país possuía cerca de 215 milhões de cabeças de gado, sendo o maior exportador (cerca de 1,9 milhões de toneladas ano) e também um dos maiores consumidores. De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) 200 mil bovinos são abatidos por dia no país e, cada brasileiro, consome em média 35kg de carne bovina.

A carne de frango também é uma das campeãs no quesito produção e consumo. Cerca de 1,1 milhões de toneladas são produzidas anualmente no Brasil e outras 4,32 milhões são exportadas. Em média, cada Brasileiro consome anualmente 90 kg de carne, deste total cerca de 35kg são de carne bovina e 44,8 kg de carne de frango.

Entretanto, apesar da grande quantidade de carne produzida, o que muitas vezes não se considera é a quantidade de resíduos de origem animal gerados pelos milhares de toneladas de carne produzidas no Brasil.

Segundo a Associação Brasileira de Reciclagem (ABRA) são 12 milhões de toneladas de resíduos gerados do abate animal anualmente no país. O resíduo vem, além da produção bovina, da suinocultura, avicultura e da piscicultura.

 

O que é resíduo de origem animal?

Podem ser considerados resíduos de origem animal toda a sobra que é inviável para o consumo humano. Todas aqui citadas são altamente putrescíveis, o que faz com que o resíduo tenha que ser manejado de forma correta, rápida e seguindo a legislação ambiental.

 

São exemplos de resíduos de origem animal

 águas residuais

 vísceras de animais (bovinos, suínos, aves e peixes);

 gorduras;

 fragmentos cárneos;

 pelos;

 ossos;

 penas;

 sangue;

 conteúdo intestinal;

Reciclagem

Com o avanço da tecnologia, os resíduos de origem animal têm passado por técnicas de reciclagem que possibilitam a transformação dos resíduos em matéria prima para outros produtos.

Os resíduos são convertidos em importantes insumos para as indústrias, químicas, cosméticas, de ração animal, de biocombustíveis, entre outras aplicações. Além disso, as indústrias de reciclagem de resíduos de origem animal já possuem ferramentas e investem em processos limpos, deixando até de ser considerada uma fonte de poluição.

Legislação

Para manter um estabelecimento que gera resíduo de origem animal, antes de todos os processos, é necessário respeitar rigorosamente a legislação ambiental. A organização necessita de técnicas de manejo que neutralizem as características negativas do resíduo de origem animal.

É preciso ainda manter uma vigilância da emissão de gases tóxicos. É importante que esta seja aprovada por algum órgão ambiental, além de utilizar de tecnologias que tenham uma viabilidade técnica e ambiental comprovada.

Os restos de carnes, aparas de tecido animal, sebo e ossos se não destinados corretamente podem gerar uma série de impactos tanto ambientais, como contaminação do solo e da água, quanto de saúde pública.

A pró-ambiental segue rigorosos procedimentos de manejo para a garantia de segurança e respeito à legislação ambiental. Todos os trabalhos são desenvolvidos com o uso de tecnologias de ponta, propiciando segurança, qualidade e desenvolvimento sustentável para as empresas.

Ainda tem dúvidas sobre o resíduo de origem animal? Entre em contato conosco pelo e-mail proambiental@proambientaltecnologia.com.br ou pelos telefones (35) 3826-9038 / 3826-9048 / 9 9127-0383.

COMPARTILHE ESTE ARTIGO

Matérias Relacionados

O tratamento de resíduos é uma etapa de grande importância para toda empresa que deseja adotar em seu dia a dia práticas mais sustentáveis e benéficas para o meio ambiente. Especialmente no cenário atual, as companhias que trazem pautas ecológicas para o cotidiano de trabalho conquistam uma imagem positiva dentro do mercado.  Considerando esse fator, […]

  A instauração de novos pequenos hábitos sustentáveis durante o dia a dia da sua empresa pode ser determinante para a preservação do meio ambiente, impactando diretamente tanto na imagem da sua companhia quanto, principalmente, na preservação da natureza.   O processo de logística reversa é uma forma muito eficiente de manter o compromisso com […]

Tem uma micro, pequena, média ou grande empresa e não sabe o que fazer com a quantidade de resíduos gerados? A Pró-Ambiental já atua há mais de 15 anos no mercado e oferece, com excelência, serviços de coleta, transporte, tratamento e destinação final de resíduos industriais. Todos os trabalhos prestados pela organização, são desenvolvidos com […]

Você sabe o que são resíduos perigosos? Sabe como realizar o descarte consciente e correto desses resíduos? Diariamente, em indústrias e até dentro da sua própria casa, são geradas toneladas de diferentes resíduos. Quem não se lembra do caso Césio-137? Para recordar, no ano de 1987 um grupo de catadores na cidade de Goiânia -GO […]

Junte-se ao grupo exclusivo de conteúdos

e receba informações com prioridade!

hhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh